Como envelhecer de bem com a vida - Acontece Curitiba - 03/07/2017

03/07/2017

APAGAR A LUZ
HOME Comportamento Como envelhecer de bem com a vida – Acontece Curitiba – 03/07/2017

Como envelhecer de bem com a vida – Acontece Curitiba – 03/07/2017

Hoje vamos falar sobre a melhor idade, sobre como envelhecer de bem com a vida. Para conversar sobre o assunto, estou aqui com a Dra. Ana Claudia Vanderbruck, psicóloga clínica e professora universitária do curso de mestrado da Universidade Tuiuti do Paraná, e estuda o envelhecimento. Também estou acompanhada da professora Maragla, que é professora da FAE Sênior, e de uma aluna da FAE, a Marilena Santos.

O envelhecimento é um estado de vida ou uma crença limitante?

É um estado de vida, um estado de espírito. A maneira como as pessoas viveram irá refletir neste momento.

Qual o termo correto?

Há algumas décadas atrás, as pessoas não envelheciam com qualidade, como hoje. Por isso, houve uma série de investimentos nesse sentido, especialmente em políticas públicas, para que essa ideia, essa construção do que é envelhecer, fosse se modificando. Com isso, os termos também foram se alterando. Com o enfoque para o envelhecimento ativo, começou a se utilizar esses termos, melhor idade e outros eufemismos para não dizer idoso, velho.

Envelhecer pode ser algo psicológico?

Sim, sem dúvidas. O envelhecimento é um processo que trabalha muito com a questão psíquica. Tudo o que a pessoa já viveu, o que ela tem de experiências, os resultados de tudo encontra-se ali, concentrado naquele momento.

Hoje em dia, envelhecer é sinônimo de que?

Sabedoria. Todos nós estamos envelhecendo a cada dia. Saber envelhecer em cada fase é fundamental, saber envelhecer aos 40, aos 60, aos 80. Isso depende de cada indivíduo, mas também do contexto social em que vivemos. A maneira como sociedade lida com o processo de envelhecimento, também interfere.

A partir de que idade, uma pessoa entra na “melhor idade”?

Sabe-se que a partir dos 65 anos considera-se a pessoa como idosa, momento da terceira idade. Porém, tudo depende de como a pessoa é. Alguns aos 30 já estão com sintomas velhice, outros aos 80 ainda são extremamente ativos.

 

COMENTÁRIOS


PROGRAMAS

PROGRAMA ARTESANAL PROGRAMA ARTESANAL

Os melhores artesanatos!

CLASSIFICADOS NA TV CLASSIFICADOS NA TV

Oportunidades de emprego, eventos, anúncios, notícias e muito mais! Assista ao vivo o Classificados na TV de seg. a sex. ás 14h ou ás 18h

PLACAR TRANSAMÉRICA PLACAR TRANSAMÉRICA

Fique por dentro de todos lances do seu time do coração! Aos apaixonados pelo futebol paranaense, Placar Transamérica, de seg. a sex. ás 19:30h e domingo ás 21h

SEMPRE BONITA SEMPRE BONITA

Moda, beleza, cuidado, bem estar e muito mais! Fique bela com o Sempre Bonita, de segunda a sábado ás 23h

BOA TARDE CURITIBA BOA TARDE CURITIBA

Comportamento, beleza, artesanato, culinária e muito mais! Boa Tarde Curitiba de seg. à sex. ás 17h