Entrevista com o músico Black Will – SMTV

Entrevista com o músico Black Will – SMTV

Entrevista com o músico Black Will

Oi pessoal boa noite estou aqui com um convidado marcelo munhoz tudo bem mas ela é muito bem-vindo obrigada pela sua presença aqui no programa português a gente trouxe para você hoje uma informação muito bacana uma oportunidade para os profissionais que trabalham no segmento audiovisual não é isso é isso mesmo então é é um grandioso convite aqui pra gente divulgar então esse projeto que já está avançando justamente hoje né começando a divulgar esse projeto que vai acontecer curitiba é o nome do projeto núcleo de projetos núcleo de desenvolvimento de projetos audiovisuais núcleo e projeto de desenvolvimento de projetos audiovisuais agora acabei de me confundi núcleo do projeto divisório fui e projetos audiovisuais legal e você o coordenador do núcleo nessa os meus e poderia assim que antes de entrar no projeto em si poderia comentar conjunto sobre o núcleo porque não é uma coisa nova no núcleo já existe desde 2012 isso os meus bom veja só a gente está aqui falando de um mercado do audiovisual é o que é o mercado do do audiovisual da produção audiovisual né em que a gente está no mundo existe a gente está falando de tv tá falando de cinema está falando é a hora do extreme não seja netflix e tal toda essa parte deste corpo de conteúdo que produz pra pra esses essas mídias né é um audiovisual tem uma linguagem bem leiga para quem não conhece a gente está falando de som e vídeo e mais o ‘mau é ou seja tudo que acontece em som e imagem som e imagem em movimento vamos assim é que a gente chama o audiovisual então tão falando muita coisa né século 20 e agora 2011 mais do que nunca assim a gente está vivendo cada vez mais interagindo com o vídeo com um filme e reproduções né antes eram seus longas-metragens hoje em dia assim vídeos as vezes de 125 minutos que a gente antes é e ao cinema para assistir depois ea tv e hoje em dia assim em qualquer lugar a gente está assistindo pequenos vídeos né seja às vezes de comédia drama seja lá o que for o mesmo vídeos informativos e até nos canais online nem nas redes sociais a gente está tendo cada vez mais a produção e vídeos e diga que até caseiros né não sei se sou caminhoneiro autônomo sou blogueiro isso também entra nesse mundo audiovisual assim vamos dizer dá para a gente dizer sim que o youtube é um fenômeno não é só em outubro a 1º de outubro deste mesmo né ameaça essa esse grupo de pessoas também é que surgiu a partir do youtube né assim a gente também está falando desse lugar né está falando de a nossa vida também está cada vez mais passando por essa relação por uma relação às vezes a gente tem o que dizer mas tem um vídeo que diz aquilo que a gente quer dizer a gente fez as vezes de dizer a gente diz o que se passa e repassa por um amigo aqui tem um vídeo que fala uma coisa que eu concordo ou seja é nossa vida está cada vez mais interagindo tá cada vez mais quase orgânicos em nossa relação com o audiovisual né e nesse contexto a gente tem uma produção é de audiovisual em várias esferas desde blogueiro aqui que é com o celular às vezes cria um canal e consegue ter milhões de pessoas que acompanham esse trabalho aquelas formas mais antigas narrativas e mais elaborados e até complexas assim de produção que vem lá do cinema que venda de todo 11 sistema de produção é do cinema depois da tv e que agora ainda existe né ainda se produzia gente ainda flui a gente assiste muito ele está falando uma variedade grande de profissionais envolvidos nisso né você poderia citar alguns tipos de de profissões ou de profissionais envolvidos nesse mundo audiovisual vamos dizer assim é que a gente está vendo que existe uma uma infinidade de técnicos que estão envolvidos nisso né na gravação em si mas existe um antes e um depois do momento da gravação que envolve muito mais gente inclusive do que aqueles que estão presentes na gravação né então tem toda uma cadeia é de empregos se produzido e de é uma cadeia econômica que é a que que vamos dizer assim sustenta muita gente e também produz e interage com as pessoas e que infelizmente até nos últimos tempos está sendo atacada assim como se fosse assim os artistas os produtores como se ele só fosse só figuras que estavam ali estão animando em dinheiro público no entanto existe sim toda uma movimentação de uma indústria é que gera é é o que faz as pessoas se conectarem conhecerem tomarem contato das vezes com informação mesmo com seus sentimentos que cria significados para as pessoas é aqui é muito amplo assim né e que e que não é tão perceptível e talvez seja por isso que esteja sendo assim nos últimos tempos tão atacada né mas de fato é toda essa produção ela depende de uma figura que daí é essa figura é com a qual nós lidamos no núcleo de de projetos audiovisuais é que é a figura do roteirista ou da de da equipe que vai conceber a seja a um programa seja lá o que for no caso do núcleo de projetos audiovisuais a gente existe já há alguns anos né a gente à minha produtora que esta vez que conselho você é um dos idealizadores do núcleo assim ele passou na verdade por alguns pro sos de concepção vamos dizer né a minha produtora chama-se tambor multiartes o teatro porque a gente trabalha com cinema com música já teve projetos de teatro também é uma produtora enfim que produz tem projetos nem nessas frentes ea gente sempre trabalhou com a arte educação não seja levar oficinas as vezes de teatro de cinema de interpretação a soprar é tanto para pessoas que estavam diretamente interessadas quanto para as duas comunidades que não tinham acesso a isso né a gente então eco é a criou projetos de criar esse acesso inteligente reuniram criar projetos para difundir e fomentar essa questão do audiovisual assumiu a comunidade desses projetos que foi justamente uma visão e uma encomenda do sesi ac do paraná ou seja de uma entidade que representa a indústria como um todo a idéia a visão deles é que sim há o cinema eo audiovisual é uma indústria só que é uma indústria na tv a gente está aqui trabalhando é produzindo algo que que tem valor é então eles justamente é entrar é propuseram na época que foi em 2012 esse projeto que era um núcleo em que a gente estimular vá não só na produção exatamente o do audiovisual mas estimular a formação de roteiristas principalmente e realizadores é que fossem trabalhar com cinema entender então é desde que o cinema houve uma retomada da produção de cinema nos anos 90 aqui no brasil uma coisa que virou um certo senso comum é de que conforme foram aparecendo os filmes assim é existir foi o que criou se uma percepção de que o cinema brasileiro e pinta de uma boa condição de produção mas que faltavam roteiristas né é isso de alguma forma tido alguns longas metragens brasileiros interessantes os elementos nem eu estou ficando impressionada com os filmes que estão saindo eu nunca gostei assim alguns anos atrás falava a equipe brasileira já não me animava hoje em dia eu já quero saber é interessante tem uma pegada que é bem brasileira mesmo mas que eles conseguirão acho que de repente aprimorar essa questão do roteiro que você fala nele é um ciclo de amadurecimento justamente não é porque o que se percebeu produzir cinema é uma coisa cara né pra você trabalha um filme de baixo orçamento gira em torno de um milhão um milhão e meio de reais às vezes um pouco mais um filme de baixo ainda trabalha nessa faixa é e daí as vezes do que o que acontecia você é a pessoa existe uma idéia e ela a batalhar para conseguir algum dinheiro é o financiamento para produzir consegui essa soma alta de dinheiro e só então que ela tinha condição de parar para escrever o roteiro ou mesmo ela tinha que escrever o roteiro antes sem sem receber nada por esse trabalho às vezes parar durante um ano que em geral a gente sabe que pra isso que se escreveu o roteiro de um longa metragem existe um processo que leva um ano dois anos três vezes mas imaginava que era tão longa esse processo eu só tenho dois anos escrevendo e é uma pessoa que escreve é uma equipe de roteiristas como que funciona em vários tem vários modelos de de escrita tá gente pode escrever uma eu é a escrita pode estar a cargo de uma pessoa pode ser como em geral as séries de tv são feitas nosso trabalho com o que a gente chama de sala de roteirista que é uma equipe de roteiristas né gera em geral existe um ou dois alexson e os criadores os produtores executivos que aquele o o nome mais importante que a gente vê em geral nas séries assim né aquele nome de destaque é que são as pessoas que tiveram a ideia original e desenvolveram estão ali vamos dizer assim controlando toda a produção mas ele trabalha com uma equipe de roteiristas para dar conta do volume de escrita porque há muita escrita você precisa para uma série vamos dizer uma série é que vai ter ali em média 12 capítulos dez capítulos e 50 minutos por ano é quase como escreveu meia dúzia de de longas metragens em ambição trabalho essa imagina né pai ser um cunhado nem a pessoa sozinha e insere e esse tema do roteiro que você está trazendo é justamente é o mote de uma master class que vocês estão lançando agora em março né hoje comentar um pouquinho pra gente assim então veja é esse projeto só pra eu cito a ele um pouco melhor então o núcleo de projetos audiovisuais ele nasceu dessa ideia que estava falando como o filme ele é algo muito caro e às vezes chegava no resultado final você disse aí temos a esse filme tem um problema de roteiro no entanto neste momento já foi gasto um milhão e meio 23 milhões e você daí não tem um filme que lá que o cujo roteiro poderia ter sido melhor trabalhado então criou-se ao longo do depois de uma década a década entretanto trouxe se para o brasil essa idéia de investir no desenvolvimento dos fios o desenvolvimento dos projetos então você ao invés de aplicar um milhão e meio num metragem você é destino vamos dizer esse um milhão e meio você consegue desenvolver 15 roteiros 15 projetos de longa-metragem dos quais você tem a condição e o tempo para desenvolver bons é bons 15 é projetos iniciais assim né e desses 15 você vai poder tirar às vezes três realmente bons filmes que foram bem desenvolvidos então é essa ideia do ddd não só investir na produção mas investir antes no desenvolvimento e na concepção do projeto se tornou algo urgente no fim ao longo da primeira década do de dos anos 2000 foi né se nesse momento que a gente começou a lhe a indústria justamente identificou essa essa oportunidade é essa necessidade do mundo da indústria audiovisual e resolveu investir neste momento da promoção e nucleótidos que vai lá e veio até nem é essa temos exatamente daí vamos dizer um núcleo na celular junto com o sesi então a gente teve quatro edições ali que é tambor desenvolveu junto com o sesi justamente no formato em que a gente vai trabalhar este projecto que são que a gente seleciona em torno de 15 a 20 idéias ou propostas e trabalho ao longo de seis a oito meses com cada roteirista para que ele desenvolva o roteiro da sua série do seu longo silêncio agora exatamente então isso aí nós vamos fazer agora entende que há um só que pra começar este trabalho a gente vai abrir isso daqui um mês uma masterclasse roteiro com a gsk candal e o daniel tavares a gente tem uma foto dele sair vão se encontrar o daniel tavares aí você conta um pouquinho pra gente quem é e depois a gente fica isso daniel daniel daniel tavares é professor de roteiro da talvez principal escola de cinema da américa latina que a escola de cinema de cuba olha a gente não é pouca coisa então ele realmente é uma pessoa que está aí é você tem idéia sim são os grandes cineastas do mundo que vão lá da aula nessa escola de cinema de cuba e assim os filmes da formatura vamos assim desse curso entram direto nos grandes festivais de cinema do mundo então realmente é um espaço privilegiado sem que o daniel grande honra e uma oportunidade que o daniel justamente está finalizando o mestrado em cinema que ele está fechando aqui em foz do iguaçu na universidade é ibero americana allie do mercosul e ele está de passagem a gente conseguiu pegar ele nesse momento para participar então ele vai ser um dos orientadores desses projetos e ele vai dar vai ministrar é essa masterclass de roteiro que não chega agora em março e 15 16 e 17 de março não olha lá pessoal 15 16 e 17 de março e informar-se clash roteiro uma masterclass gratuita o empate só que ela não a seguir vai ser na cinemateca de curitiba então dia 15 uma sexta feira é uma sexta feira à noite a gente tem esse horário das 7 às 10 e sábado domingo dia inteiro tá então é uma masterclass gratuita só que os interessados têm que fazer a inscrição antes no site da tambor multiartes que está promovendo o evento acham os ao nosso site é www ponto tão bobo tiar teus ponto com legal acho que a gente até tem e depois a gente vai colocar o site aqui para o pessoal poder conferir também isso meus filhos junto com o daniel tem mais uma pessoa candal que é uma roteirista e diretora de cinema aqui de curitiba rosa ela é assim na foto ela tem um trabalho autoral muito interessante tem um trabalho mesmo como roteirista muito importante o ano passado ela ganhou um dos principais prêmios como roteirista ganhou o kikito no festival de gramado e melhor roteiro por um filme que ela realizou aqui com a direção do óleo muritiba é um filme que de curitiba que chama ferrugem então ela também é uma pessoa com uma experiência muito grande e é uma pessoa que também passou pelo processo não só de escrever conceber alguns vários projetos longas curtas e está envolvida também com séries mas também de viabilizar este roteiro porque ela também está com um projeto em que ela tá com o diretor alguns vários projectos em que ela também dirige desde então ela sabe bem como é essa esse mundo de escrever defendeu sua qualidade fantástica para quem trabalha no ramo de interessa esse acompanhamento está mentoria com o daniel trabalhos ea gsk candal então assim pra gente já está com um minutinho para encerrar nossa entrevista então gostaria de pedir para você aproveitar esse momento final para direcionar é realmente todas as informações ele quando o que vai ser a masterclass como a pessoa se inscreve e com um pouquinho mais ele sobre o projeto né como é que a pessoa pode buscar mais informação sobre essa oportunidade em que é uma grande oportunidade para quem trabalha para quem tem interesse nessa parte e desenvolver roteiros e projetos audiovisuais que não recebeu orientação ea melhoria do daniel e da gente fica então vou deixar a palavra final com você então é a partir dessa conversa toda que a gente teve né vem aqui divulgar o núcleo de projetos audiovisuais que vai acontecer ao longo desse ano aqui em curitiba a esse projeto vai iniciar agora uma masterclasse roteiro com daniel tavares justifica candal que acontece na cinemateca de curitiba nos dias 15 16 e 17 de março é uma ter clésio aberto ao público em geral e gratuito mas que os interessados precisam se inscrever na página da tambor multiartes que a produtora do evento tá então acesse a página todas as informações sobre o núcleo sobre umas ter clareza estão nessa página www.bbcbrasil.com ea gente espera o contato com vocês mas ela quer agradecer muito a tua presença e também parabenizar vocês pela iniciativa realmente é uma iniciativa excelente e precisa de oportunidade também para que as pessoas possam se aprimorar e ter a orientação de profissionais estão tão assim bacanas e relevantes como esse que vocês estão trazendo não é todo dia então é quero aproveitar para dizer a você que está nos assistindo se conhece profissionais do ramo audiovisual ou se você é essa área que aproveitar essa oportunidade acesse o site para se informar mais também sobre a master class que vai acontecer e esse projeto que vai ser oito meses né uma duração de orgulho ser legal bom então a gente vai ficando por aqui muito obrigada marcela ea gente volta de novo amanhã com mais um capítulo do sm tv boa noite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Tv Transamérica esta sediada em Curitiba - PR, sintonizada em canal aberto 59.1 HD.

Hoje independente de outras emissoras, a TV Transamérica vem se modernizando e renovando para atender as demandas do público curitibano.

CONTATO

A Televisão Transamérica trabalha para levar até você o melhor da notícia e do entretenimento.

LIGUE: 55 41 3240-5900
E-MAIL: comercial@transamerica.tv.br