HOME Saúde Trombose

Trombose

O que é a trombose?

Trombose é um termo genérico. A trombose pode ocorrer tanto nas veias quanto nas artérias. A trombose de veias é aquela em que as pernas ficam inchadas, doloridas e com o pé mais escuro. Também existem as tromboses arteriais, no meu ponto de vista, as mais importantes, no coração e no cérebro que causam a morte.

Elas ocorrem com a coagulação do sangue, ocorrido por diversas coisas como o sedentarismo, pessoas que tem predisposição à coagulação do sangue, colesterol alto, triglicerídeos altos, diabetes, hipertensão, fumantes, pacientes que bebem exageradamente. Enfim, existem uma gama de situações que podem levar a isso.

Fumar muito e tomar anticoncepcional por muitos anos podem causar trombose?

Verdade. Aliás, antigamente era pior porque os anticoncepcionais tinham uma carga muito maior de hormônios do que atualmente.

Não precisa nem juntar o tabagismo com hormônios. O cigarro é altamente maléfico à saúde e representa cerca de 30% do número dos eventos cardiovasculares, onde entra a trombose.

Quais os diagnósticos da trombose? Principalmente as que você citou, a do coração a da cabeça.

Quando falamos de trombose no coração e no cérebro estamos falando das duas principais causas de mortalidade que existe no mundo. É lógico que a faixa etária, o fato de você envelhecer te predispõem a isso acontecer, entre outras diversas coisas.

No coração a maioria das vezes o paciente vai ter sintomas como dor no peito, irradiou para o braço, falta de ar; o infarto do miocárdio (nada mais é do que a trombose de uma das artérias do coração). No cérebro, o acidente  vascular encefálico, vulgarmente conhecido como derrame (nada mais é que a trombose de uma das artérias do cérebro); existem diversas áreas onde os sintomas, ou seja, o que o paciente vai referir depende da área onde esta sendo cometido. Exemplo, se eu tiver uma trombose na minha área da fala eu não vou falar, na área do equilíbrio eu não vou andar, na área do braço eu não vou mexer; os principais, amortecimentos e falta de força de um lado do corpo, desequilíbrio, dificuldade para andar, dificuldade pra enxergar e para falar, lembrando que tudo isso e súbito, os sintomas aparecerem e progredirem é provável que seja um problema na coluna ou outra coisa.

Na trombose a artéria ou veia entope e a partir daquele momento falta sangue no determinado lugar e quem deveria receber aquele sangue não vai mais funcionar.

É importante reconhecer os sintomas rapidamente, pois, se chegar ao hospital para o cérebro em até 3 horas e para o coração até 6  a 12 horas, temos remédios que são aplicados na veia que podem desentopem, não é 100% de certeza, mas as chances são maiores de desentupir a artéria e o órgão volta a funcionar normalmente. Por isso, é importante conscientizar a população para os sintomas e procurar assistência médica o mais rápido possível sem aquela esperança que o sintoma vai passar, podendo agravar ainda mais a situação do paciente.

O que é a trombose em si ?

A trombose ele e um termo bem genérico, a trombose pode ocorrer tanto na veia quanto na artéria, e não existe a trombose de veias  que a gente vê que as pernas ficam inchadas, a pessoa tem dor, o pé fica mais escuro.

E tem as tromboses que do meu ponto de vista são mais importantes, porque levam a morte, que e as tromboses do coração e as tromboses do cérebro.

E aí nos estamos falando das tromboses mais arteriais, dos vasos chamados artérias, e não dos vasos chamados veias. Se me pergunto porque ela acontece, ela acontece porque o sangue coagula, e diversas coisas fazem o sangue coagular, por exemplo o sedentarismo, pessoa que faz pouca atividade física, fica mais parada e um, outra aquele sangue que ele esta predisposto a ficar mais coagulado, o sangue cheio de gordura, do paciente que tem colesterol alto, triglicérides altos, ou o sangue que já tem uma alteração por causa do diabetes,por causa da hipertensão, por causa do ato de fumar, o tabagismo por exemplo aumenta muito a possibilidade de fazer trombose, paciente que bebe muito, enfim uma gama de situações que podem levar a isso.

Fumar muito e tomar anticoncepcional por muitos e muitos anos, pode causa trombose e verdade isso?

É verdade , aliás é uma verdade, que era pior antigamente porque os anticoncepcionais tinha uma carga muito maior de hormônios do que a gente tem hoje. A tecnologia da anti concepção hoje,ela trás uma micro dose, daí a gente chama de anticoncepcional de micro dose.

Então as micro doses, já são um pouco melhores, mais mesmo assim essa junção hormônio tabagismo, mais eu diria pra você que não precisa nem juntar ,  o tabagismo isolado , realmente o cigarro, a uns 2 anos atrás nos EUA ouve uma enorme campanha anti tabagismo, a gente tem visto isso no Brasil,lugares e restaurantes que não fumar e tal.

E lá já e uma verdade realmente, devido a esses números, chegou-se a conclusão de que mesmo , os pacientes que tem doença de coração  que e da família, dificilmente a gente muda a historia , porque e de hipertensão do diabetes, comparado com o cigarro que não e uma historia que a gente precisa conta, que e um habito que a gente adquire se nos conseguirmos parar essa habito do cigarro, aproximadamente,30% que e um numero alto dos eventos vasculares onde entra  a trombose não aconteceria, então foi uma campanha enorme anti-tabagismo acho que antigamente as próprias empresas já tinha um lobi muito grande,hoje isso esta caindo por terra, hoje e mais chique você ir em um restaurante que ninguém fume do que mesmo naquele restaurante  que ta  meio, daqui pra la fuma, daqui pra la não fuma. Entoa o tabagismo e muito importante.

Quais os diagnósticos da trombose , principalmente essas que você citou, que e a do coração a da cabeça enfim , essas ai que podem causar a morte com mais facilidade do que esses outros tipos de trombose que são essas arteriais.

Qual que é o diagnostico?

Quando a gente está falando de trombose , do coração e cérebro, a gente está falando duas principais causas de mortalidade que existe no mundo, eu e você, e um grande possibilidade que uma de nos duas vá morrer , ou pelo coração , ou pelo cérebro , e uma causa muito importante , e lógico que a faixa etária o fato de você envelhecer já te predispõem a isso acontecer, mais diversas outras coisas podem, se for no coração a maioria das vezes o paciente vai ter sintomas pro diagnostico,como dor no peito , o infarto no miocárdio nada mais e do que a trombose de uma das artérias do coração , do ponto de vista cerebral que e o que eu mais lido, então o acidente  vascular encefálico vulgarmente conhecido como, derrame, nada mais e do que a trombose de uma das artérias do cérebro,e ai no cérebro  e um pouquinho mais complicado que no coração, existem diversas áreas onde o sintoma, ou seja o que o paciente vai referir vai depender da área onde esta sendo cometido.

Então, por exemplo, uma área bem importante que a gente chama de eloquente do cérebro, e a área da fala. Se eu tiver uma trombose na minha área da fala eu não vou falar , se eu tiver na minha área do equilíbrio eu não vou andar, se eu tiver na minha área do braço eu não vou mexer.

Então, como o cérebro ele e o HD nosso, então assim os sintomas vão ser diferentes do coração que eu posso falar o em geral  dor no peito, irradiou pro braço falta de ar e coração, no cérebro são diversos, os principais, amortecimentos e fala de força de um lado do corpo, desequilíbrio, dificuldade pra andar, dificuldade pra enxergar e pra falar, só que lembrando , tudo isso e súbito, se a gente tiver  isso assim progredindo a ta amortecendo ontem menos , hoje um pouco mais, amanha mais , faz uma semana e provável que isso não seja um avc, e provável que seja um problema de coluna , qualquer outra coisa , porque o avc acontece assim, tum, entope é a trombose, ele entope a artéria e partir daquele momento falta sangue em determinado lugar.

Então ali não funcionar, o processo as vezes e lento por isso que existe o Doppler, a gente pode detectar antes de fechar ne, as vezes o paciente não tem nenhum sintoma,mas e tabagista, e sedentário, e gordinho.

E eu fumo, eu bebo, eu como só gordura, não faço exercício, mais porque será que me deu uma trombose, por que será?

Então, as vezes assim, o processo do envelhecimento, também pode fazer isso, mesmo que a pessoa se cuide bastante,por isso que existe ai os “check-ups” da terceira idade, onde a gente busca antecipar esse fechamento, se eu conseguir detectar, essa artéria parcialmente trombosada, previamente ao evento eu posso botar um “estenphi” , eu posso fazer uma angioplastia, eu posso abrir essa artéria cirurgicamente e dar um limpada nessa placa, vamos supor que eu não tenha essa diagnostico prévio que só tenha acontecido subitamente, que e o mais comum, do ponto de vista coração e cérebro, se chegar bem precoce ao hospital ,se reconhecer os sintomas e chegar pro cérebro em ate 3 horas , pro coração entre 6 a 12 horas a gente tem remédios que são aplicados na veia, intravenosas que desentopem , que podem desentupir, não e 100% de segurança,mais aumentam a chance de desentupir, essa artéria daí ele volta a funcionar de forma adequada, por isso e importante, a gente vem a programas ate com o objetivo de passar pra população , que não conhece, que não fique esperando, a vai passar, esse amortecimento, daqui a pouco melhora, não, vai pro hospital , se não for nada ótimo, se for da tempo de tratar . Vá o  mais rápido possível pra um hospital de grande porte.

COMENTÁRIOS


PROGRAMAS

CLASSIFICADOS NA TV CLASSIFICADOS NA TV

Oportunidades de emprego, eventos, anúncios, notícias e muito mais! Assista ao vivo o Classificados na TV de seg. a sex. ás 14h ou ás 18h

PROGRAMA ARTESANAL PROGRAMA ARTESANAL

Os melhores artesanatos!

BOA TARDE CURITIBA BOA TARDE CURITIBA

Comportamento, beleza, artesanato, culinária e muito mais! Boa Tarde Curitiba de seg. à sex. ás 17h

SEMPRE BONITA SEMPRE BONITA

Moda, beleza, cuidado, bem estar e muito mais! Fique bela com o Sempre Bonita, de segunda a sábado ás 23h

PLACAR TRANSAMÉRICA PLACAR TRANSAMÉRICA

Fique por dentro de todos lances do seu time do coração! Aos apaixonados pelo futebol paranaense, Placar Transamérica, de seg. a sex. ás 19:30h e domingo ás 21h