Sempre Bonita - Neuralgia do Trigêmio

25/05/2017

APAGAR A LUZ
HOME Saúde Sempre Bonita – Neuralgia do Trigêmio

Sempre Bonita – Neuralgia do Trigêmio

A gente vai saber o que é a neuralgia do trigêmeo. quem vai conversar e explicar um pouco mais,é o neurocirurgião doutor Daniel Benzecry, do Hospital Instituto de Neurologia de Curitiba. Com atuação em Neurocirurgia funcional, radiologia e dores crônicas.

O que é dor crônica?

Dores crônicas, pelo conceito internacional, seria todo e qualquer dor que prevalece ou que aparece durante um período superior a três meses . Ou seja, toda aquela dor que é mais prolongada mais duradoura. Para você ter uma noção, as dores crônicas na verdade, acomete cerca de 30 até 40% da população geral. Imagina um país, como o Brasil, no qual 30 a 40% da população, significa uma quantidade de pessoas que sofrem de uma maneira bastante acentuada. Agora, interessante lembrar que desses, aproximadamente 7% da população vai ter uma dor que chega a ser incapacitante, que prejudica bastante a qualidade de vida, não simplesmente que tira um dia de trabalho ou outro, mas deixa incapacitado de uma forma bastante significativa a vida do indivíduo.

O que é neuralgia do trigêmeo?

Primeiro, neuralgia significa toda e qualquer dor no território de algum nervo. E o trigêmeo é um nervo, responsável, principalmente, pela sensibilidade da nossa face. Tem esse nome, porque ele nasce como um nervo, e se divide em três. Então, ele tem três ramos, o primeiro ramo na região superior da face, o segundo do meio, a proporção média, e o terceiro na região da mandíbula. Imagina, que a neuralgia do trigêmeo significa: algum motivo, que faz com que esse nervo comece a funcionar absolutamente de uma forma fora do normal, gerando uma dor, realmente bastante insuportável. A neuralgia do trigêmeo é considerada por muitos como a pior dor que o ser humano pode sentir na face da terra, e não é exagero dizer que tem muitos pacientes que realmente ficam absolutamente desesperados, várias pessoas inclusive tentaram até suicídio, porque trata-se uma dor extremamente forte realmente se não for tratada e não tiver realmente o aconselhamento médico adequado.

Peculiaridades e Características da Neuralgia do Trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo tem algumas características bem particulares. A primeira é que ela é considerada uma dor ultra curta. O que isso quer dizer? Mais do que ser aquela dor contínua, a pessoa sente como que uma fisgada inesperada que limita a pessoa. Uma dor insuportável e bastante limitante.

Tem cura neuralgia do trigêmeo?

A maior causa da neuralgia do trigêmeo, por incrível que pareça, é decorrente de uma determinada artéria, ou seja, um vaso sanguíneo que fica pulsando em cima do nervo trigêmeo. Então, obviamente, todos vão entender que no nosso corpo nós temos dentro do nosso cérebro o nervo, e temos vários vasos sanguíneos que passam pela sua redondeza. Acontece que às vezes, com o passar dos anos, essa artéria vai se aproximando do nervo trigêmeo. Ela começa a pulsar em cima dele, até que chega uma hora que aquela proteína que reveste o nervo trigêmeo, começa a se perder: é como se fosse,de repente, como um fio desencapado, onde uma pulsação a mais significa dor.

Tratamento da neuralgia do trigêmeo

Cerca de 50% dos pacientes vão para o tratamento puramente medicamentoso, ou seja, remédio e só. Dá algum tipo de medicamento controla e passa a vida absolutamente bem , 50% deles vão precisar de algum tipo de procedimento.

Um dos procedimento seria a cirurgia, que significa abrir, tirar um pedaço do osso e afastar aquela artéria que está pulsando em cima do nervo, com isso, até cerca de 85% dos pacientes podem ficar relativamente curados durante um período muito prolongado de tempo, falando a longo prazo.

Outro tratamento é a radiocirurgia. Sendo que Curitiba é uma das únicas cidades do Brasil que tem essa opção. No INC temos o Gamma Knife Perfection que é um procedimento sem cortes. Feito em uma única sessão, de 3 a 4 horas, onde o equipamento que através de radiação que é focada por determinado ponto, que no caso aí é o nervo trigêmeo, ele vai fazer com que esse nervo trigêmeo ele diminua aqueles impulsos errados. Veja que consegue levar uma vida normal depois de ter feito a radiociruirgia. Os sintoma desaparecem cerca de 15, 20 ou 30 dias depois. É um efeito bem significativo do ponto de vista das dores.

O aparelho Gamma Knife

Hoje, no INC, o tratamento da neuralgia do trigêmeo corresponde a cerca de um terço dos pacientes que vão realmente para tratamento dessa natureza, ou seja, pouco mais de 30% do nosso dia a dia. Os outros 50% são tratamentos de tumores cerebrais, em especial as metástases, que são tumores, na verdade, que que aparecem no sistema nervoso decorrente de alguma outra lesão, bem facilmente e corriqueiramente tratados através da Gamma Knife.

A pessoa pode ter neuralgia do trigêmeo em mais de um lado da face?

Geralmente, a neuralgia do trigêmeo acomete um lado, mas obviamente um indivíduo pode ter o azar de ter dos dois lados, porém não simultaneamente, ou seja, primeiro aparece um e depois aparece outra, se tem dois ao mesmo tempo provavelmente não seja neuralgia do trigêmeo.

Em que região da face aparecem as dores da neuralgia do trigêmeo?

Região Frontal: Dores na órbita ocular e parte do nariz.

Região Malar: Se estende até a asa do nariz e parte do lábio superior.

Região Temporal: Passa pelo lado do ouvido e acompanha a mandíbula.

As dores podem acontecer em uma das regiões, duas delas ou nas três ao mesmo tempo.

 

Tomar analgésicos para dores contínuas resolve?

A automedicação não é boa. Em exagero, principalmente, os remédios não são adequados.

É possível confundir com dores de ouvido?

Frequentemente, as dores da neuralgia do trigêmeo irradiam para a parte anterior da orelha, podendo ser confundida com dor de ouvido ou dor de dente.

A neuralgia do trigêmeo acontece em alguma idade específica?

A neuralgia do trigêmeo é mais comum em pessoas mais idosas, mas pode acontecer em jovens, adolescentes e, inclusive, há relatos de casos em pacientes crianças. Porém, no geral, acontece em pessoas adultas ou em pessoas com idade mais avançada.

Qual é o sintoma específico da neuralgia do trigêmeo?

O primeiro sintoma são as dores ultra curtas, que de modo geral, são mais leves e vão sendo intensificadas com o passar do tempo. Não trata-se de uma inflamação do nervo, mas é a perda da proteína de proteção do nervo que causa a sensibilidade.

Existe algum exame de prevenção?

Se o paciente fizer uma ressonância magnética irá aparecer que há uma artéria com proximidade do nervo. Mas isso é razoavelmente comum. Na prática, não existe nenhuma indicação de prevenção. Afinal, é um grande desconforto, porém ninguém morre de neuralgia do trigêmeo.

COMENTÁRIOS


PROGRAMAS

PROGRAMA ARTESANAL PROGRAMA ARTESANAL

Os melhores artesanatos!

BOA TARDE CURITIBA BOA TARDE CURITIBA

Comportamento, beleza, artesanato, culinária e muito mais! Boa Tarde Curitiba de seg. à sex. ás 17h

SEMPRE BONITA SEMPRE BONITA

Moda, beleza, cuidado, bem estar e muito mais! Fique bela com o Sempre Bonita, de segunda a sábado ás 23h

PLACAR TRANSAMÉRICA PLACAR TRANSAMÉRICA

Fique por dentro de todos lances do seu time do coração! Aos apaixonados pelo futebol paranaense, Placar Transamérica, de seg. a sex. ás 19:30h e domingo ás 21h

CLASSIFICADOS NA TV CLASSIFICADOS NA TV

Oportunidades de emprego, eventos, anúncios, notícias e muito mais! Assista ao vivo o Classificados na TV de seg. a sex. ás 14h ou ás 18h