Doença Renal Crônica - Dia do Rim

07/03/2017

APAGAR A LUZ
HOME Saúde Doença Renal Crônica – Dia do Rim

Doença Renal Crônica – Dia do Rim

Dia mundial do Rim . Esse ano a campanha tem como tema “Obesidade” e para quem não sabe, o dia mundial do Rim é comemorado todo ano nodia 9 do mês de março como prevenção da doença renal crônica, por meio de ações educativas e também de campanhas. O mês inteiro, no mundo inteiro também.

O rim nos parece assim um dos órgãos que num funcionamento geral do nosso organismo, muito importante. Qual a importância que existe no rim pra esse sistema complexo que é o organismo humano?

A gente, as vezes dá muita atenção apenas ao coração, mas na verdade, o rim também é um segundo coração, nosso segundo órgão, muito importante. É através dele a gente consegue filtrar o nosso sangue, eliminar as substâncias tóxicas, e com isso, manter o bom funcionamento do organismo. E esse ano foi escolhida o tema “Obesidade” porque é um tema que vem preocupando bastante a população. O último dado do Ministério da Saúde provou que 52,5% da nossa população está acima do peso, sendo que quase 20% já está em obesidade, e com isso aumenta os gastos públicos e, portanto a necessidade de talvez controlar mais ainda a obesidade para evitar a doença renal e outros problemas.

A gente aqui a diabetes, hipertensão que são consequências justamente de um rim falido, podemos dizer?

É, a obesidade é um fator de risco pra diversas doenças, entre elas a hipertensão, a diabetes e consequentemente a doença renal crônica.

Qual a relação que existe entre a obesidade e o rim?

Então assim, o nosso tecido adiposo quando você tem um acumulo de gordura, ele começa a levar uma resistência insulina, que é o hormônio que controla o açúcar do sangue, se esse açúcar não é levado pra dentro da célula, acaba levando ao desenvolvimento do diabetes, e já em relação a hipertensão, é que o obeso tem mais chance de ter uma reabsorção de sódio, então muda todo fluxo sanguineo, aumento de pressão arterial e com isso também, o desenvolvimento da doença renal cronica.

Existe algum sinal do nosso corpo como é que funciona pra gente diagnosticar previamente talvez alguma doença renal?

A doença renal crônica ela é uma doença bem assintomática, então os sintomas podem ser confundidos com outras doenças. Então o paciente ele leva muito tempo para descobrir que ele é um doente renal, e quando ele descobre, já está em transplante ou em dialise. Infelizmente, ainda o diagnóstico, muitas vezes à tardio. Então são sintomas como inchaço, perda de peso, de apetite, cansaço físico, cansaço mental, então o paciente tem vários sintomas mas ele não percebe isso como um problema de rim, ele pode confundir com anemia ou outra doença também, e o mais certo é sempre fazer aquele check-up anual que muita gente deixa de lado, e pedir exame de sangue específicos, como creatinina que a gente já consegue detectar, e também a microbuminúria que é um exame de urina que poucas pessoas acabam fazendo, o SUS não cobra, o médico não pede, mas que é um diagnóstico precoce da doença renal.

E o ideal é fazer esses exames anualmente?

Sim, anualmente. Para quem tem doença renal crônica, claro, o acompanhamento é bem específico, ou é mensal, ou a cada 3 meses dependendo do estágio que o paciente está. Isso preocupa porque hoje em dia mais de 15 milhões de pessoas do Brasil tem doença renal e não sabem. São 11% da população.

Às vezes a gente tem caso na família que tem pedra no rim, mas não é necessariamente doença do rim. Tem relação ou não?

Tem sim. A Litiase Renal, que é o Cálculo Renal, que é bem comum, ele tem tudo a ver com nossa alimentação. E tem relação com a obesidade. Porque assim, o que que acontece, a nossa alimentação está totalmente voltado o consumo de alimentos industrializados, ricos em sódio, gordura e açúcar que leva o desenvolvimento das pedras nos rins que, se não tratadas a tempo ou que se recorrentes por muito tempo elas acabam lesionando o rim e dando uma falência renal. Então tem tudo a ver, aquele paciente que tem pedra no rim, ele deve cuidar da alimentação, então toma muito líquido, acompanhar com o médico, vai ter esses cuidados.

Você é da fundação pró-renal. Quais são os cuidados que a fundação pró-renal tem para dar de informação aqui pra quem nos assiste?

Então, a fundação Pró-renal conta com uma equipe bem multiprofissional, que vai desde medicos, enfermeiros, nutricionistas, podólogos, e que estão ali num tratamento humanizado integrado do paciente renal cronico. Desde o momento que a gente recebe ele, até o momento que ele vai para diálise ou faz o transplante também. Todo paciente que vem oriundo do SUS, ele recebe o tratamento gratuito, a gente recebe também pacientes externos, por meio de convênio. Então é só chegar lá, o atendimento é bem individualizado, e assim, a gente sempre alerta para procurar o médico nefrologista quando o paciente já tem um diagnóstico de doença renal crônica, ou quando quer saber mais informações também.

Que cuidados a gente tem que ter para evitar a obesidade e consequentemente o problema renal?

Primeira coisa que eu sempre falo porque eu sou nutricionista, mas é modificar o padrão alimentar, mudar a alimentação. A gente tem que tentar resgatar o prato do brasileiro que arroz e feijão, e deixar um pouco de lado o consumo de alimentos industrializados, alimentos enlatados, comidas do tipo “fast-food”. Em contra-partida, a questão de beber muita agua ao longo do dia, ela está válida também, dois litros de agua, ai varia de paciente, tem uma média estimada de dois litros, mas cada caso é um caso, por isso existe uma avaliação individualizada, a pratica de atividades fisicas, que os meninos estavam falando também, super importante para prevenção tanto da doença renal como a obesidade, e evitar cigarros, evitar o álcool, e sempre acompanhar e fazer os exames anualmente como falamos aqui.

Dia nove de março, esse ano é comemorado o dia mundial do rim, a gente vai estar lá na Fundação Pró-renal, isso é um convite aberto para vocês, para toda equipe e para quem estamos assistindo a participar do cinturão da saude, um evento que vai estar com nutricionistas, psicólogos, dando dicas de alimentação saudável, dicas de como tratar a doença renal e também prevenir por meio de exames. Todos convidados, estamos situados na Avenida Vicente Machado 2190 e o evento vai ser das 9:00 as 16:00, qualquer horário do dia, você pode chegar lá e vai estar toda equipe para ajudar você e também, mais informações a gente tem pelo site da para Pró-renal www.prorenal.org.br e temos o facebook também, vocês podem procurar por Fundação Pró-renal, todas informações são colocadas lá para você tirarem as dúvidas. Então, não exitem em procurar, tanto se você já diagnosticou uma doença renal, quer previnir, estamos lá para ajudar vocês.

Então nesse dia 09/03, a partir das 9:00 da manhã, na rua Vicente Machado, 2190, Batel na Fundação Pró-renal Brasil. Só chegar lá, será muito bem vindo, todas informações a respeito com as enfermeiras a respeito de exame,a respeito da alimentação, como previnir e tratar a doença renal cronica, e para quem já não tem esse acompanhamento para a partir dali, ele conhecer o nosso serviço também, e vai estar se tratando a respeito da obesidade nesse dia que é o tema desse ano no mundo todo, “Obesidade na prevenção da doença renal”.

Que maravilha, fica esse convite estendido a todos nós, a você de casa, no convite muito especial da Doutora Mayara, muito obrigado pela presença pela oportunidade e o que vocês precisarem da gente, estamos ai para ajudar também.
Nos outros eventos, por favor, entre em contato com a gente, e nós vamos passar para a Fabiana que tá aqui, para a gente ter essa agenda de vocês para poder comunicar aqui, e também pra quem precisa e quer saber mais informações.
E continuando a nossa programação, nós temos agora o momento dos nossos comerciais, e voltamos rapidamente, porque já está nos nossos estúdios, Titi Barros e Ruben Ronin, para o premio “Nossa Música”. Voltamos já.

FOTOS

COMENTÁRIOS


PROGRAMAS

PROGRAMA ARTESANAL PROGRAMA ARTESANAL

Os melhores artesanatos!

PLACAR TRANSAMÉRICA PLACAR TRANSAMÉRICA

Fique por dentro de todos lances do seu time do coração! Aos apaixonados pelo futebol paranaense, Placar Transamérica, de seg. a sex. ás 19:30h e domingo ás 21h

SEMPRE BONITA SEMPRE BONITA

Moda, beleza, cuidado, bem estar e muito mais! Fique bela com o Sempre Bonita, de segunda a sábado ás 23h

BOA TARDE CURITIBA BOA TARDE CURITIBA

Comportamento, beleza, artesanato, culinária e muito mais! Boa Tarde Curitiba de seg. à sex. ás 17h

CLASSIFICADOS NA TV CLASSIFICADOS NA TV

Oportunidades de emprego, eventos, anúncios, notícias e muito mais! Assista ao vivo o Classificados na TV de seg. a sex. ás 14h ou ás 18h