Rinite Alérgica: o que é?

APAGAR A LUZ
HOME Saúde Rinite Alérgica: o que é?

Rinite Alérgica: o que é?

O que é a rinite alérgica?

É uma das alergias de origem genética. Em primeiro lugar a pessoa herda de alguma descendência de seus familiares, ela se traduz basicamente por 4 sinais e sintomas , é a pessoa que tem muita coceira no nariz , tem acesso de espirros, uma corisa, que é aquela água frequente como se fosse uma gripe e em seguida podem ter alguns quadros de obstrução. Classicamente são esses os sinais, podendo variar de leve a grave dependendo da intensidade do quadro. Existem outras rinites que não são alérgicas, mas que não são tão frequentes, a mais frequente é a rinite alérgica, e tem crescido o numero de casos a nível mundial, chegando a 20,25% da população é portadora da rinite alérgica.

Existe alguma coisa que pode ser feita contra a rinite, ou vacina como na gripe?

Na verdade é um conjunto de coisas que devem ser feitas. Nenhum tratamento isolado vai dar resultado. É o que nós chamamos do tripé, o primeiro é o controle do ambiente, então a pessoa tem que ter conhecimento das coisas que lhe fazem mal pra evitar dentro do possível. Segundo é o tratamento dos surtos, o tratamento medicamentoso, pra reduzir esse processo alérgico inflamatório que ocorre no organismo. E em terceiro lugar alguns casos , faz-se a chamada imunoterapia que é a chamada vacina popularmente, mas que na verdade não tem nada a ver com as vacinas habituais que são utilizadas pra outras doenças, esse ´um termo popular, mas quando você faz esse tratamento não é igual quando você faz um tratamento de outras doenças virais, infecciosas onde é feita uma vacinação; esse tratamento consiste em você melhorar a condição imunológica da pessoa para o organismo poder ter reagir melhor, e ter mais resistência frente a doença.

Como que a rinite aparece na pessoa? Demora até aparecer assim em uma criança, ou ela pode ter isso desde bebe pela vida inteira?

Isso normalmente é iniciado na infância, alguns casos mais felizardos digamos assim, começam mais tardiamente em uma fase mais adulta, até mesmo no fim da idade adulta, com 40, 50 anos de idade a pessoa pode iniciar um quadro de rinite. O mais frequente é que se inicie desde criança, e aí depende justamente da carga genética que ela recebeu ,e do estimulo que ela vai ter durante a vida dela. Porque você pode nascer com essa carga, com essa tendência, mas levar muitos anos pra desenvolver caso a sua exposição aos fatores tenha sido benéfica pra você, o inverso é verdadeiro. Algumas crianças desde pequenas já apresentam esses quadros porque além de ter uma tendência grande , tem um ambiente que não está muito adequado a patologia.

Me explique um pouco sobre isso do ambiente.

A maioria dos alérgicos acabam tendo algum grau de sensibilidade, alguns maiores, outros menores principalmente: a poeira domiciliar, que é aquele pó fino que ficam em nossa casa, não aquela da rua, aquela grosseira, e sim o fino que fica armazenado. Nessa poeira existem os constituintes os chamados ácaros que são pequenos microorganismos , que infestam o nosso ambiente , e quando tem um aumento muito grande da sua população começam a nos causa doenças respiratórias, não só renite, e eles estimulam muito essa sensibilidade , digamos que eles acordam essa doença que estava ‘dormindo’ em seu organismo. A gente encontra isso em carpes, tapetes, almofadas, o problemas das crianças relacionados as bonecas, os bichos de pelúcia, agora no inverno muitas mães se vem obrigadas a porem casacos de lã nos filhos, gorros e etc. e todos esses produtos estão contaminados com ácaros. Quando a umidade é muito alta, isso também propicia o surgimento de fungos, que também ficam alojados principalmente em armários, e nessas roupas pesadas de inverno. Então tem que cuidar com isso, quem tem essa tendência evitar essas coisas, colchas muito grossas, cortinas.

Agora, como é possível saber que eu sou alérgico a determinado agente?

Primeiro fazer um histórico clinico, nos dar alguns relatos que assim fazemos essa ligação com o ambiente, ou de casa,ou de trabalho, enfim onde freqüenta. Segundo, para confirmar essas suspeitas são feitos os testes alérgicos , que é uma pequena provocação que você faz no organismo da pessoa pra saber se os suspeitos realmente confirmam essa alergia. Eles são feitos diretamente na pele,pois em poucos minutos a pele já reage caso ele tenha essa alergia. Entoa são feitas linhas de testes, pra confirmar se realmente existe ou não a sensibilidade da pessoa de acordo com o histórico, e segundo em que grau está isso , pois pode-se ter um grau mais leve, moderado, ou grave pra em cima disso pensar em um tratamento de acordo com a intensidade do quadro.

Nos casos mais leves como são feitos esses tratamentos?

Nos casos mais leves, como são episódios mais eventuais, você consegue fazer controle com o ambiente e alguns medicamentos, seja via oral, medicamentos locais. Esses medicamentos são corticoides, que por serem em casos mais leves podem ser utilizados por um período de tempo. Mas tudo depende de cada caso, as vezes também pode ser feita essa imunoterapia.

COMENTÁRIOS


PROGRAMAS

PLACAR TRANSAMÉRICA PLACAR TRANSAMÉRICA

Fique por dentro de todos lances do seu time do coração! Aos apaixonados pelo futebol paranaense, Placar Transamérica, de seg. a sex. ás 19:30h e domingo ás 21h

CLASSIFICADOS NA TV CLASSIFICADOS NA TV

Oportunidades de emprego, eventos, anúncios, notícias e muito mais! Assista ao vivo o Classificados na TV de seg. a sex. ás 14h ou ás 18h

SEMPRE BONITA SEMPRE BONITA

Moda, beleza, cuidado, bem estar e muito mais! Fique bela com o Sempre Bonita, de segunda a sábado ás 23h

BOA TARDE CURITIBA BOA TARDE CURITIBA

Comportamento, beleza, artesanato, culinária e muito mais! Boa Tarde Curitiba de seg. à sex. ás 17h

PROGRAMA ARTESANAL PROGRAMA ARTESANAL

Os melhores artesanatos!