Obesidade e emagrecimento com saúde

APAGAR A LUZ
HOME Saúde Obesidade e emagrecimento com saúde

Obesidade e emagrecimento com saúde

Existem fatores, que fazem a pessoa engordar ao longo do tempo, sem perceber, por exemplo às mulheres, na adolescência não engordam, mas daí quando chegam nos seus 25, 27 anos começam a engordar. ‘ah  mas eu sempre comi desse jeito, porque to engordando logo agora?’

Isso é muito comum, as pessoas acham que a má alimentação ela não influencia dum dia pro outro, é ao longo dos anos. Então durante a fase de criança, adolescência, você tem um alto gasto calórico até pelo desenvolvimento, mas ai chega aos 20,alguns antes, outros depois começam a desencadear um aumento de peso, que é grande. As vezes aparecem pacientes no meu consultório que reclamam,’ah em três meses aumentei dez quilos’ então é muito comum, ‘ah mas eu sempre me alimentei dessa maneira’, mas vai ver ele deixou de fazer uma atividade física , consome muitas calorias.

É possível perder peso com qualidade?

Sim. Existem três maneiras de se perder peso, você pode perder peso em água, você pode perder peso em músculo, e pode perder peso em gordura. O ideal é que se perca peso somente em gordura, só que é muito fácil perder peso em água e músculo. Como que se perde peso em água? Ta cheio de formas milagrosas a base de diuréticos, como 66 a 70% do nosso corpo é água, é lógico que a pessoa vai reduzir volume e peso. Massa muscular, como que se perde? Quando a pessoa está desesperada querendo emagrecer , o que acontece , a pessoa vai lá e fica o dia inteiro sem comer, o corpo entende como se fosse uma agressão. Como a natureza é sabia ta faltando energia, teu corpo vai ter que fazer uma adaptação, vai ter que gastar menos energia , pra isso o teu corpo acaba abrindo mão de proteína muscular ,porque o músculo é que gasta mais energia no nosso organismo. Então o seu metabolismo passa a cair. Pra perder gordura você tem que consumir nas quantidades e proporções os grupos de alimentos.

Como que eu avalio se eu estou perdendo massa muscular ou gordura?

É importantíssimo fazer uma avaliação da composição corporal, pra saber quanto você tem de músculo, de gordura, suas medidas, pra saber realmente se você está perdendo peso em gordura e não em massa muscular.

É possível evitar a gordura localizada?

Pra evitar a gordura localizada, você tem que evitar os fatores. Quais são eles? Primeiro: ‘ah tem que fazer refeições de três em três horas’ a gente fala isso, porque é super importante, porque os horários das refeições influenciam na resposta hormonal. Se você fica mais de 3h sem se alimentar, você aumenta um hormônio chamado cortisol é um hormônio catabolico que ele degrada a massa muscular, então você vai reduzindo o metabolismo , e se você fica mais de 3h sem se alimentar, na próxima refeição quando você for comer, muito mais com fome, você vai também favorecer o acumulo de gordura. Então você acaba alterando a sua função hormonal. Então tem que fazer refeição de 3 em 3horas. Outra coisa o tipo de gordura que a gente ingere, também auxilia no acumulo , por exemplo, evitar gorduras hidrogenadas, e gorduras saturadas, que são gorduras mais rígidas a temperatura ambiente. A gente não pode cortar gordura 100% da nossa alimentação, porque a nossa pele é feita de gordura, pra produzir hormônios a gente precisa de gordura, todas as nossas células tem uma membrana de gordura, agora se você ingere uma gordura mais rígida, essa gordura começa a se incorporar na membrana da célula, e até pra queimar fica muito mais difícil. Outra coisa é evitar os doces, porque o doce ele tem os carboidratos de auto índice glicemico , quer dizer, você não precisar cortar totalmente o carboidrato da sua alimentação, até mesmo porque ele é o principal combustível do sistema nervoso e do músculo. Mas assim, os doces, eles fornecem glicose instantaneamente na corrente sangüínea, isso eleva a insulina, e inativa os responsáveis pela queima de gordura, principalmente na região abdominal.

A gordura localizada, é possível eliminar ela com rapidez, ou é preciso muito tempo pra isso?

Na dieta, a gente recomenda uma perca de dois a quatro quilos, por mês,mais que isso a pessoa corre risco de perder massa muscular. Em alguns casos, que a pessoa tem aquela gordura localizada, já tentou dieta, já tentou varias alternativas, ai é recomendável fazer uma lipo.

E as pessoas, que não conseguem ficar sem doces, que muitas vezes tem ali a sua disposição sempre um doce, o que fazer?

A necessidade às vezes de comer doce, é fisiológica, a pessoa as vezes que quer emagrecer, começa a ter um certo preconceito com carboidratos , que se deve cortar o carboidrato do pãozinho, e acaba não tomando café da manha, ela corta o arroz, come só carne e salada, e o que acontece é que o carboidrato é o principal combustível do sistema nervoso central, e dos músculos, então a pessoa acaba sentindo aquela necessidade fisiológica de doce, e acaba compensando de maneira errada. E o doce como eu falei, acaba inibindo a queima de gordura.

Algumas dicas, pra quem está nos assistindo.

Na verdade a pessoa deve evitar fazer dieta por conta própria, porque as vezes ela pode estar comprometendo o próprio metabolismo, então sempre procurar um auxilio profissional. Evitar , o que a gente vê muito são pessoas, que tomam medicamento por conta própria, dietas por conta própria, e o problema dela que era uma coisa pequena começa a se tornar uma maior, ai ela procura auxilio profissional. O que acontece é que ai ela já esta com um comprometimento já grande. Mesmo tendo um problema pequeno, já procurar um auxilio profissional.

COMENTÁRIOS


PROGRAMAS

PLACAR TRANSAMÉRICA PLACAR TRANSAMÉRICA

Fique por dentro de todos lances do seu time do coração! Aos apaixonados pelo futebol paranaense, Placar Transamérica, de seg. a sex. ás 19:30h e domingo ás 21h

SEMPRE BONITA SEMPRE BONITA

Moda, beleza, cuidado, bem estar e muito mais! Fique bela com o Sempre Bonita, de segunda a sábado ás 23h

PROGRAMA ARTESANAL PROGRAMA ARTESANAL

Os melhores artesanatos!

BOA TARDE CURITIBA BOA TARDE CURITIBA

Comportamento, beleza, artesanato, culinária e muito mais! Boa Tarde Curitiba de seg. à sex. ás 17h

CLASSIFICADOS NA TV CLASSIFICADOS NA TV

Oportunidades de emprego, eventos, anúncios, notícias e muito mais! Assista ao vivo o Classificados na TV de seg. a sex. ás 14h ou ás 18h