Acupuntura e Emagrecimento

18/09/2017

APAGAR A LUZ
HOME Gastronomia e Saúde Acupuntura e Emagrecimento

Acupuntura e Emagrecimento

Emagrecimento junto a acupuntura, a qual pode ser uma aliada para ajudar no processo. Vamos conversar com o Doutor Diego Bertuol da Acupuntura Curitiba, fisioterapeuta e especialista em acupuntura.

A acupuntura é uma aliada ao emagrecimento?

Hoje em dia fala-se  de muitos tratamentos e maneiras de emagrecimento, já a acupuntura é algo natural, do seu próprio organismo que pode lhe auxiliar na questão do emagrecimento.

A acupuntura é um complemento natural muito forte  para ajudar no processo de emagrecimento. Muitas vezes as pessoas tentam métodos que não são naturais e até agressivos para o nosso organismo, com medicamentos que podem fazer um efeito sanfona e rápido no momento e depois se o paciente não estiver equilibrado ele volta a engordar e por isso que a acupuntura tem esse lado que é mais natural e com resultados efetivos, apesar que isso pode variar de paciente para paciente, havendo pacientes que vão emagrecer mais rápidos, outros com um processo mais lento, pois isso depende do metabolismo da pessoa e também da qualidade de vida da pessoa, como é a vida da pessoa, como ela se porta e também a alimentação que influencia.

A acupuntura pode influenciar na parte da alimentação, no aspecto de o paciente ter muita fome por doces, há alguns pontos para diminuir a vontade excessiva por doces. Há pessoas que reclamam após a acupuntura de que ela não consegue comer mais tanto doce como ela comia tipicamente. Sendo assim, a pessoa vai ingerir menos calorias e vai ficar mais fácil esse processo, porém ela atua em um processo mais emocional, tirando o stress e a ansiedade e juntando com questões do paciente, a acupuntura consegue atuar fortemente nesse processo.

Quantas sessões de acupuntura devemos fazer na questão de emagrecimento?

Depende de caso para caso, depende de como a pessoa leva o rítmo da vida dela, se ela faz exercícios, se ela bebe água,  quantidade de sessões, pois ela é um aliado  e não um milagre. O paciente deve fazer em média umas dez sessões de acupuntura  para que  ele possa sentir diferença, na quarta ou quinta sessão o paciente já sente diferença, para que ele possa  ter um tratamento mais completo. Depende da situação paciente, pois pode ser feito duas sessões por semana também.

Quando o paciente está em um processo que não está funcionando nada, como intestino, está gastrite, não dorme, está com uma qualidade de vida ruim, nervoso, irritado, está agitado e tem dor associado, ele acaba descontando em comida, no docem, na bebida ou até mesmo no cigarro. Então de certa forma a acupuntura ajuda esse paciente, pois acalma e esse paciente vai conseguir alcançar o objetivo dele mais fácil, pois a acupuntura vai dar um up no paciente fazendo regularmente essas dez sessões depois ele pode fazer um sessão de quinze em quinze dias ou quando ele estiver se sentindo desequilibrado.

Qual a parte do corpo a pessoa consegue ter uma redução de medidas mais rápido, na questão do emagrecimento?

Depende do processo, pois há pacientes que é feita uma redução de medidas em pontos mais específicos na acupuntura, como o abdominal, onde as agulhas são colocadas na barriga e é feito um processo para “derreter a gordura”, e são colocadas as agulhas em pontos específicos.

Qual o ponto mais fixo da acupuntura utilizado para o emagrecimento?

Não há um ponto fixo, mas no caso abdominal por exemplo o ponto “E 25”, pois ele regula a parte tanto do intestino quanto do estômago então regula o metabolismo do intestino. Tem outros pontos também como o “E 36” que ajuda a tonificar o baço que fica na perna. Os pontos não precisam ser exatamente na região que vai atingir, por exemplo o ponto do doce fica no dedo do pé. Há um casal de pontos, pois há pontos bilaterais, ou seja, os meridianos do nosso corpo que cortam bilateralmente os pontos do nosso organismo. Então, a acupuntura é feita na região abdominal no caso do abdome, e podemos fazer em pontos a distância que ajudam muito.

Por exemplo em casos que o paciente tem o intestino preso, podemos fazer ao máximo redução de medidas mas se o metabolismo não melhorar não vai ajudar em nada, a vantagem da acupuntura é essa, nada contra as outras formas de estética que são maravilhosas, mas recomenda-se que quando for em clínicas de estética o paciente fazer acupuntura também. O paciente irá sentir mais resultados.

Com a acupuntura podemos fazer a parte de estrias e celulite, a parte de estética, não só corporal mais facial também.

Na parte de emagrecimento a acupuntura vai fazer o indivíduo como um todo, a pessoa não vai sentir se for feita a parte sistêmica ou um trabalho de reequilíbrio do organismo, esse paciente vai emagrecer como um todo.

Sentimos dor ao fazer acupuntura com agulhas?

Essa é uma grande questão que os acupunturistas tentam minimizar para os pacientes mas lógico que um ponto ou outro a pessoa vai sentir um beliscão mas o problema é o visual da agulha, mas hoje em dia a tecnologia da agulha  está muito avançada, ela penetra muito fácil e o paciente não sente, se sentir é muito pouco e muitas vezes o paciente relaxa tanto que ele chega dormir enquanto está fazendo a sessão de acupuntura, pois causa um bem estar.

Então nessa questão de dor o paciente não precisa “esquentar a cabeça” pois é praticamente nula. Algum ponto ou outro que o indivíduo vai sentir uma leve fisgadinha, porém pelo benefício que a acupuntura trás vale essas fisgadinhas.

Contra indicações da acupuntura:

As contra indicações são relativas. Para uma gestante a contra indicação é relativa, pode fazer alguns pontos, mas alguns pontos são contra indicados. Para pacientes que têm algum tipo de problema cardíaco, com marcapasso não pode fazer eletroacupuntura pois é feita com correntinhas elétricas pode atrapalhar, ou como alguma região que possua algo metálico próximo e quando o paciente está com dor de cabeça.

Mas é sempre orientado, pois às  vezes o paciente tem algum elemento que está excesso, e na medicina chinesa   é estudado o paciente como um todo,  e às vezes pode ser até um aspecto da alimentação que é orientado diminuir um pouco, como  sabor picante da comida ou o doce, ai é indicado chá, trocar o doce por algo mais amargo, pois é importante fazer esse reequilíbrio do paciente.

Existe outro método de acupuntura além da tradicional para a perda de peso?

O ideal é fazer a acupuntura associada, fazer a auricular e a tradicional que vão ajudar na perda de peso. Tem muitos pontos auriculares que são pontos que chamamos de microssistema pois tem todo o nosso organismo representados na orelha, vai ter ponto do estômago, do intestino, de dor de cabeça, de tontura, da ansiedade, representados na orelha.

Pode- ser feito alguns pontinhos ou aquelas semementes que ficam. Tem pacientes que não gostam daquelas sementinhas da acupuntura, até por uma questão de estética, nesse caso pode-se fazer um estímulo com agulhas durante quinze a vinte e cinco minutos pois tem pacientes que não gostam, mas não tem problema de tirar as sementes mais prefere-se que seja feito com laser também a auricular.

No caso de crianças obesas, em vez de fazer com agulhas no começo, pode-se fazer com o laser.

Muitas pessoas buscam em setembro começar a se cuidar para o verão, mas a hora não é fazer no final do mês de novembro, vai chegar o verão e precisamos fazer com que o nosso organismo se adapte e tenha um estímulo, pois se fizer no final de novembro vai adiantar, mas a pessoa vai ter uma pressa descomunal e a pessoa ficar mais ansioso, não só na acupuntura mais em qualquer outro tipo de terapia.

A partir de qual idade é recomendado fazer acupuntura?

A acupuntura trabalha o bem estar como um todo, ela trabalha com a ansiedade, sono, vício, infinidade de coisas. Na parte de emagrecimento, não há idade mas deve-se trabalhar de forma lúdica com as crianças, brincando com ela, mas geralmente quem procura são pessoas acima dos vinte anos.

Pode-se atender bebês de meses por causa da cólica, e emagrecimento não tem idade, mas só fazendo para sentir diferença e melhorar a qualidade de vida como um todo.

Quem gostou e quer saber mais ou até mesmo fazer uma técnica de acupuntura pode  entrar em contato com a Acupuntura Curitiba.

COMENTÁRIOS


PROGRAMAS

SEMPRE BONITA SEMPRE BONITA

Moda, beleza, cuidado, bem estar e muito mais! Fique bela com o Sempre Bonita, de segunda a sábado ás 23h

PROGRAMA ARTESANAL PROGRAMA ARTESANAL

Os melhores artesanatos!

PLACAR TRANSAMÉRICA PLACAR TRANSAMÉRICA

Fique por dentro de todos lances do seu time do coração! Aos apaixonados pelo futebol paranaense, Placar Transamérica, de seg. a sex. ás 19:30h e domingo ás 21h

CLASSIFICADOS NA TV CLASSIFICADOS NA TV

Oportunidades de emprego, eventos, anúncios, notícias e muito mais! Assista ao vivo o Classificados na TV de seg. a sex. ás 14h ou ás 18h

BOA TARDE CURITIBA BOA TARDE CURITIBA

Comportamento, beleza, artesanato, culinária e muito mais! Boa Tarde Curitiba de seg. à sex. ás 17h