Sabonete Artesanal

30/08/2017

APAGAR A LUZ
HOME Entretenimento Sabonete Artesanal

Sabonete Artesanal

Convidado do programa

Sabonete artesanal, é a pauta do programa de hoje, ele é um sucesso, tem um cheiro agradável e diferente, também é 100% natural. Quem irá explicar melhor sobre esse sucesso dentro da estética de uma maneira geral da questão artesanal e natural é a empresaria Lucia Fagundes e a artesã Antônia Fagundes, ambas da Saboaria Fagundes.

Por que as pessoas estão optando por um sabonete artesanal e um produto natural?

A questão da parte do sabonte artesanal é pelo fato da pessoas saber o que ela está colocando no sabonete, poder personalizar o seu próprio sabonete, posso dar de presente,você mesma pode fazer e dar de presente, fazer um sachê para a gaveta e as pessoas estão saindo daquela fase massificada, sem falar do cheiro que é uma delícia, você pode criar o “seu cheiro”.

Como é feito um sabonete artesanal?

A base do sabonete artesanal é de glicerina pura, depois o lauril que é um agente de espumante, extrato glicólico que é responsável por hidratar a pele, a essência que vai dar o cheiro e o corante. A questão da quantidade deve ser respeitada para cada receita, pois  muita fragrância e muito corante irá dar problema na pele, então há um limite.

A pessoa deve derreter todos o ingredientes em banho maria, colocar em formas de silicone deixar ficar durinho  que leva em torno de duas horas, em temperatura ambiente e depois vai brincar com as formas e a decoração em seu próprio sabonete artesanal.

Alguns tipos de sabonete artesanal:

Sabonete artesanal de sal grosso: faz uma limpeza energética e ajuda pois o sal grosso faz um peeling de leve na pessoa, que vai esfoliar.

Esfera efervescente: usado para banhos de banheira. A pessoa deve jogar a esfera na banheira e ela vai ferver igual um comprimido efervescente. Essa esfera tem propriedades relaxantes.

Sabonete artesanal sem glicerina: é feito com soda e óleos.

Sabonete artesanal de carvão vegetal: é totalmente natural. Não possui cor artificial, não tem corantes e nem cheiros artificiais, sua fragrância é de mel natural. é usado para retirar maquiagem, é bom para pessoas que têm acne, eczema e psoríase.

Além dos sabonetes  artesanais, pode ser feito os sachês de gaveta para por no guarda roupa e ao lado da cama por exemplo, para dar um cheirinho mais agradável.

É rentável manter um negócio de sabonetes artesanais?

Leva-se duas horas para se fazer um sabonete artesanal, mas a comercialização está crescendo. A parte de cosméticos a pessoa deve ter um conceito se ela quer vender a sua marca ou explicar direito para os clientes, pois nesse ramo é vendido um conceito da sua maneira de ser.

O sabonete artesanal é um trabalho de arte, rentável, desde que a pessoa saiba vender o seu trabalho, pois a pessoa não deve comparar um sabonete artesanal com um sabonete industrializado que é feito em grandes quantidades e o artesanal em menor quantidade, porém é algo personalizado e especial.

Em São Paulo, Europa e Estados Unidos que a economia é muito mais aquecida vende-se bastante e, as pessoas já sabem que o sabonete artesanal não é tão barato quanto o industrializado e Curitiba está engatinhando. Mas é rentável sim se você colocar o seu conceito, sua marca e seu jeito de ser nos produtos está tranquilo.

Como é feito a produtividade dos sabonetes artesanais através internet?

Hoje a Saboaria Fagundes vende até pelo Instagram. Nos Estados Unidos ou na Europa por exemplo, o indivíduo coloca no Google ou no Instagram “soap” e vai aparecer imagens maravilhosas e muitas pessoas fazendo e vendendo sabonetes artesanais somente pela internet. Segundo a Lúcia  Fagundes, ela fala com pessoas da Califórnia, da Inglaterra, da Austrália e da Itália pelo Instagram.

Os sabonetes são feitos em uma garagem, são postadas fotos na internet e as pessoas ligam pelo Whatsapp, mandam e-mail e é assim que é feita a venda dos sabonetes artesanais através da internet.O custo é baixo e você consegue unir as pessoas em qualquer parte do Mundo através da internet.

Quais os benefícios dos sabonetes artesanais para a pele?

Quando vamos ao dermatologista com algum problema de pele, a primeira recomendação é a indicação de um sabonete glicerinado pois é hidratante pelo fato da glicerina ser  oleosa e esse é o principal benefício do sabonete artesanal.

Por ele ser natural, ele não vai causar nenhum tipo de reação na sua pele e a questão dele ser seu, com o aroma que você gosta.

Qual a diferença entre um sabonte artesanal e um glicerinado?

Há muita diferença entre o sabonete artesanal e industrializado. Se você deixar um sabonete industrializado por quinze dias, ele irá rachar e isso é o que acontece com a nossa pele. A matéria prima utilizada é que faz com que isso ocorra, pois é feita uma separação química da glicerina,  a parte boa da glicerina é colocada no shampoo, no creme, no condicionador e o que for ruim nessa separação química da glicerina, vai para o sabonte industrializado.

O sabonete industrializado é utilizado pela maioria da população e é esse o motivo de ele ter um valor mais baixo do que o sabonete artesanal.

Utilizando o sabonete artesanal você pode esfoliar seu corpo de uma forma correta, pois os produtos são naturais diferente de um sabonete esfoliante líquido industrializado, ele tem na composição plástico, diferente do artesanal, que pode ser utilizado aveia, sal ou café, essa é a diferença, por ele ser natural ele vai fazer bem para a sua pele. Assim, voltamos no tempo das nossas avós que usavam farinha, fubá e mel, para esfoliar a pele.

Como é realizado o curso para confeccionar sabonetes artesanais para quem quer ampliar a renda?

Tem o curso básico, que é para quem não sabe nada dessa parte de sabonetes artesanais. A pessoa aprende a derreter a glicerina, mistura a essência, o pigmento, começa a mexer com fragrâncias.

Ao total são sete cursos dentro da empresa Saboaria Fagundes, desde o básico até o avançado, possui o  curso fitoterápico e o curso de sabonete a frio, que é feito do zero por ser um sabonete mais elaborado, trabalhando com cores e desenhos, que é possível fazer através deste sabonete pelo fato de no sabonete artesanal com a glicerina fica mais limitado trabalhar com cores e desenhos no sabonete.

O curso pode ser a domicílio e é barato, um curso básico é de R$ 35,00 e lógico que quando a pessoa começa a aprimorar esse valor vai aumentando. Quando a pessoa começa a fazer o curso parece que ela mordida por um bichinho, ela quer fazer um, depois outro e não para mais, pois ela quer aprimorar, como os cosméticos.

Livro: “Detetive da Beleza”

O livro detetive da beleza foi escrito pela Lucia Fagundes, que está começando a escrever um novo e foi mostrado até no programa do Jô Soares.  É um assunto vasto, e todas as impressões foram vendidas e é uma produção independente e o segundo livro vai ser por uma editora grande e  vai possuir como nome “Detetive da beleza, o que existe por trás dos produtos para cabelo”. A ideia temática do livro é para o consumidor em geral, pois vai mostrar como é a composição de um shampoo, de um creme para cabelo, de uma máscara, quais os estilos de cabelo, na linguagem que a consumidora vai entender,

COMENTÁRIOS


PROGRAMAS

BOA TARDE CURITIBA BOA TARDE CURITIBA

Comportamento, beleza, artesanato, culinária e muito mais! Boa Tarde Curitiba de seg. à sex. ás 17h

PLACAR TRANSAMÉRICA PLACAR TRANSAMÉRICA

Fique por dentro de todos lances do seu time do coração! Aos apaixonados pelo futebol paranaense, Placar Transamérica, de seg. a sex. ás 19:30h e domingo ás 21h

SEMPRE BONITA SEMPRE BONITA

Moda, beleza, cuidado, bem estar e muito mais! Fique bela com o Sempre Bonita, de segunda a sábado ás 23h

CLASSIFICADOS NA TV CLASSIFICADOS NA TV

Oportunidades de emprego, eventos, anúncios, notícias e muito mais! Assista ao vivo o Classificados na TV de seg. a sex. ás 14h ou ás 18h

PROGRAMA ARTESANAL PROGRAMA ARTESANAL

Os melhores artesanatos!