Pilates e seus Benefícios para Gestantes

03/10/2017

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Pilates e seus Benefícios para Gestantes

Pilates e seus Benefícios para Gestantes

Pilates

Pilates é um ótimo exercício e traz vários benefícios para a saúde. Hoje teremos a presença da Deise Granville educadora física, especializada em pilates e que trabalaha na academia studio corpo livre, inclusive ela irá comentar sobre os benefícios e influência do pilates durante o período de gestação.

Exercícios de pilates para gestantes:

Quando a gente fala sobre essa questão de pilates, muitas tem dúvidas, em relação ao movimentos, se os exercícios mudam quando é  gestante,  a questão de duração de meses enfim eu quero que você tire todas as dúvidas para as nossas “gravidinha” de plantão, que estão nos assistindo, para as futuras mamães e saber um pouquinho mais a questão corporal  do pilates.

Pilates é bom para gestantes?

Pilates é excelente na verdade, é bom para todo mundo,  não tem uma pessoa que não possa fazer pilates. Todos podem praticar pilates mas cada um dentro dos seus limites, então as futuras mamães podem fazer pilates mas a recomendação é fazer pilates de aparelho,  porque se você é uma pessoa que nunca fez atividade física antes e começa a fazer qualquer atividade grávida você pode ter um risco do aborto,  principalmente durante os primeiros três meses. O que a gente sempre recomenda é que  se você descobriu a gravidez agora e  não fazia atividade física converse com seu médico que provavelmente a partir do terceiro mês ele já pode recomendar para você fazer algum tipo de atividade física.

Eu já tive muitas alunas que faziam aula comigo de pilates solo mesmo e durante as aulas com o passar do tempo descobriram que estavam grávidas e continuarão fazendo aula e falaram “Professora. descobri que eu tô grávida, o que eu  faço agora?” vai no médico e  conversa com ele e ele vai  te dizer se você deve continuar, se você pode continuar ou não.  Graças a Deus todas as minhas  puderam continuar com a atividade física, fizeram pilates até o nono mês de gestação mas é claro que cada uma dentro do seu limite.

Tem muita coisa que a gestante não vai poder fazer porque a barriga vai interferir, por causa do tamanho da circunferência abdominal,  então a gente tem que modificar as vezes  algumas posições de perna e elas não vão poder obviamente ficar de  de barriga para baixo, porque vai fazer uma pressão na barriga então a gente sempre consegue adaptar ao exercício as gestantes.

Uma pessoa que não fez atividade física antes e quer começar a fazer pilates pode fazer mas eu recomendo que se faça pilates com o aparelho, porque você vai estar voltado especificamente para você.

Agora a gente lá nas três sedes academia nós temos pilates solo, e nesse pilates solo fica um pouco mais complicado a gente dá uma atenção específica para a  mãe, então a gente tem uma sala que tem muitos alunos, então não posso ficar o tempo todo cuidando,  modificando e alterando o exercício para aquela gestante,  então é ai que eu recomendo pilates com um aparelho,  mas caso contrário você já faz aula e descobre que está grávida não tem problema algum de fazer, pode fazer sim que a gente está lá para isso.

(Imagem 1)O exercício Tzard pode ser realizado com a bola ou sem,  lembrando que com bola o exercício fica um pouco mais  difícil pois a concentração está na coxa e no abdômen. Esse exercício a gente pode é variar, pode deixar mais fácil ou  mais difícil,  pode usar a bola ou pode fazer sem acessório. O exercício também é um dos movimentos bem completos do pilates.

(Imagem 2) Para as mulheres grávidas terem uma noção de como é fazer pilates grávida, na imagem 2 a mulher já está com oito quase nove meses e  para ela não tem problema de fazer.

(imagem 5) Neste caso a gente vê que tem alguns exercícios em aparelhos, ali está utilizando a primeira de baixo até utilizando cadillac, a que está do lado está  usando uma bola e  outra está no solo mas fazendo uma prancha que  não há problema em se fazer e a  primeira lá em cima da direita, está no não reformer.

(imagem 4) No exercício com o aparelho do cadillac, mesmo com o tamanho da barriga e não há problema em fazer.  Você pode fazer até o nono mês de gravidez ou se o médico falar que é uma gravidez de risco tem que ficar quietinha, você deve ficar quietinha.   Agora se você pode fazer atividade física, procure um local adequado especializado porque a atividade física faz bem.

Pode-se utilizar  o cadillac e  também uma bola suíça, que  vai ajudar no fortalecimento da região abdominal para a pós parto,  então depois que que nasceu no enem geralmente a barriga pode ficar flácida,  pode faltar força então pós parto é excelente, durante a gestação excelente que alivia muito as dores

Na (imagem 6) podemos observar   uma pessoa bem avançada, tem que ter um equilíbrio forte e principalmente força e concentração. É uma pessoa que com certeza já praticava o pilates de aparelho antes de engravidar e continuou fazendo atividade enquanto estava grávida e com certeza vai continuar depois porque isso vai aliviar muito.  As grávidas  geralmente têm muita dor na região lombar,  pelo peso da barriga e muda totalmente o centro do corpo com gravidade, vai mudar completamente,  então você tem que fazer uma atividade física que te ajude a sustentar aquele peso a mais que você tem ali.

É interessante que cada cada trimestre a gente tem alguns exercícios que vão sendo retirados durante o trimestre para cada gestação, às vezes tem muito exercício que realmente não é interessante fazer mas não tem problema você pode fazer. O  professor de educação física ou fisioterapeuta, a pessoa que é especializado que tem um curso de pilates ele está preparado pra isso e sabe fazer em cada trimestre, dificilmente vai acontecer alguma coisa se você não tiver problema. Se o médico falar que pode fazer tranquilo, faz sem problema,  mas como eu sempre digo é bom sempre você conversar médico, porque às vezes você pode ter uma gravidez de risco, e neste caso é interessante você não praticar.

A partir de qual mês de gestação é indicado fazer pilates?

É muito individual,  porque assim como eu falei eu tive alunos que já praticavam  e descobriram  com quatro semanas que estavam grávidas, então no primeiro mês.  Elas chegavam e falavam que estavam grávidas e a recomendação que eu dava era para perguntar para o médico se está tudo bem e que se o médico liberar ela volta e faz aula e aí eu vou dar  sempre as opções.

Lembra teve um programa ano passado,  que eu cheguei aqui com comentei sobre  pilates e comentei sobre uma aluna minha que estava grávida e  ela continuou fazendo até  o final da gestação e ela diz que ajudou muito na hora do parto e ela continuo fazendo depois da atividade física, continuou fazendo pilates e  foi excelente então assim: quero fazer pilates posso fazer? Pode fazer com base primeiro com o médico. Possa fazer no primeiro, no segundo ou terceiro trimestre? Isso vai depender de você, a primeira coisa é conversar com o seu médico e ver se ele  libera você fazer no primeiro, no segundo e/ou no terceiro trimestre e se puder continua.

Pilates no solo x Pilates de aparelho no caso das gestantes:

Já aconteceu na da academia é chegar a uma aluna por exemplo no sexto mês de gravidez e querer fazer uma aula de solo e falar que nunca fez  exercício antes e  quer fazer pilates, posso? Nessa hora não é legal e  a gente sempre recomenda um pilates de aparelho e a gente tem nas duas sedes na Avenida Água Verde e na Avenida Iguaçu, a gente tem pilates com aparelhos e professores são excelentes.

A gente sempre recomenda neste caso que você faça um pilates no aparelho.Na realidade o pilates de aparelho ele pode ajudar quanto dificultar o exercício. Mas no aparelho você está especificamente com aquela pessoa, está como se fosse um personal da pessoa e no solo, na aula está em coletivo, posso fazer por exemplo pilates um personal de pilates para quem está grávida no solo posso não tem problema. No caso de gestantes que não praticaram atividade física antes, prefiro que faça sozinho agora se alguém que pratica já faz atividade muito tempo vá em frente que não tem problema.

Para quem faz pilates a  pós gestação é mais rápida?

O pilates ajuda tanto na hora do parto,  a questão do fortalecimento abdominal. Mas a recuperação é mais rápida pois você está com a musculatura fortalecida, tanto a interna quanto a externa, você tem uma recuperação mais rápida. Hoje em dia não temos que esperar a quarentena e nem a história de que não o pode fazer força, a  medicina avançou muito, tanto no parto normal quanto e em cesáreas e a recuperação é mais rápida, porque o teu corpo e as fibras elas se recuperam mais rapidamente, então você tendo um abdômen fortalecido, o assoalho pélvico fortalecido você se recupera muito mais rapidamente.

O pilates ajuda na definição do corpo?

O pilates  é bom para o fortalecimento isso a gente sabe mas as veze as pessoas confundem o pilates com a musculação, mas o pilates é uma coisa e a musculação é outra coisa.

O ideal é juntar a musculação com o pilates, porque eles são exercícios diferentes mas que englobam tudo, então cada um vai englobar e os dois vão se completar.

A definição definição depende um baixo percentual de gordura, se você quer um corpo completamente definido você tem que ter um baixo percentual de gordura, se não tiver um corpo baixo percentual de gordura não vai conseguir definição, então você pode juntar os dois exercícios pode fazer pilates e pode fazer musculação.

Tem alunos que fazem somente o  pilates e eles têm um corpo definido, pela genética e pela alimentação eles já têm um baixo percentual de gordura e assim  eles conseguem a  definição muscular da forma que eles querem. Agora, depende muito do que você considera uma boa definição muscular ou não então se você quer uma definição muscular daquelas meninas que aparecem em campeonatos o ideal é você ir para musculação, caso contrário se for  uma barriguinha  definida e bracinho bonitinho, esculpido a coxa e a esculpida pode manter o pilates e uma alimentação adequada.  Lembrando que a alimentação é sempre muito  fundamental.

Quantas vezes por semana é indicado fazer o pilates, tanto para gestante quanto alguém que quer definir o corpo?

O interessante é fazer no mínimo duas vezes por semana. As gestantes geralmente fazem de duas a três vezes na semana e dependendo de 30 a 60 minutos e de aula, tanto se for solo quanto foi em aparelho.  As outras pessoas não têm problemas de praticar todos os dias mas pelo menos duas vezes na semana, eu aconselharia  que se a pessoa pode ir todo dia pra academia, fazer o pilates umas três vezes na semana ou duas vezes na semana e a musculação para completar também. Pode fazer o pilates e a musculação no mesmo dia, sem problema. Posso fazer musculação, natação e pilates no  mesmo dia, mas  isso vai depender muito do condicionamento físico.

O que o pilates proporciona para as mulheres grávidas?

As grávidas relatam, que elas conseguem ficar um pouco mais tranquilas fazendo o pilates, pois nesse período pode gerar muita ansiedade, principalmente quando é o primeiro filho, muitas sentem enjôo e dores.

Logo no começo você  percebe que  já consegue se portar melhor  no seu dia a dia tanto pra sentar, ficar em pé e na posição de dormir você consegue se posicionar melhor  pois você está  com o seu corpo mais fortalecido,  então isso tanto para a gestante quanto para não gestantes são as primeiras coisas no primeiro mês que você é percebe,  uma melhoria na  postura, a força do abdômen, na resistência   e até na flexibilidade a gente consegue melhorar bastante,  inclusive as grávidas tendem a ter uma flexibilidade um pouco maior, isso é questão hormonal mesmo e a gente sempre vai tomando cuidado para não ultrapassar nunca o limite.

Todas as pessoas  comentam que  melhora  a respiração, o  sistema imunológico, ficam um pouco mais calmas, conseguem dormir melhor e ajuda tudo na realidade,

O muda primeiro em  uma pessoa que faz pilates?

A genética de cada um vai influenciar, mas a sua percepção corporal que é como você se percebe. Às vezes a gente fala a sua consciência ou percepção corporal que são  muito parecidas mas é a  sua percepção em relação até o espaço,  então como vou me sentar, como vou ficar em pé como votar em frente ao computador, então a primeira coisa que a pessoa percebe é a questão da  postura,  ela consegue se sentir mais alongada  em todos os sentidos,  principalmente em não deixar mais o corpo curvado,  não deixar mais a acentuação na  lombar, ela se percebe com  uma postura bem melhor do que quando ela não fazia nenhuma atividade ou nunca tinha praticado pilates. E e a  força de abdome,  isso nem se fala nas primeiras aulas o pessoal quase “morre” eles falam que não vão conseguir fazer, mas eu sempre falo pra que eles não desistam, pois eles chegam na primeira hora aula e querem fazer como todos estão fazendo mas tem que ter calma pois é com paciência que vocês conseguem chegar no nível mais avançado que tem no pilates  mas tem que ter persistência,  não pode existir.

Para as gestantes a questão de no força e abdômen é diferente?

Com as gestantes eu não vou trabalhar com uma flexão completa do tronco,  não vou fazer todo o movimento para frente com a gestante,  sempre vou trabalhar com níveis e  com angulações

menores, posições de perna diferenciadas, às vezes afastando mais a perna para que não chegue realmente no abdômen,  posso fazer prancha, posso fazer abdominal mesmo com  cinco meses de gestação,  não tem problema.

Para quem gostou, que quer fazer pilates, você que é gestante e está pensando em fazer um exercício ou tem dúvidas, pode entrar em contato com a Deise, professora de pilates la na academia studio corpo livre e também para quem quer  manter o corpo bonito, quer ficar em um corpo bem definido  para o verão,  não só para o verão,  inverno,  primavera, para todas as estações.

 

 

 

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