Atividade Física e Academia

20/06/2017

APAGAR A LUZ
HOME Entretenimento Atividade Física e Academia

Atividade Física e Academia

A prática de atividade física

Na entrevista de hoje vamos falar sobre academia. Quando vamos até uma academia o que compensa mais, fazer os exercício de musculação com o personal trainer ou com um instrutor de musculação? Vamos saber essa diferença e também sobre a atividade física com o profissional de educação física e instrutor de academia, Renan Moreira da academia Studio Corpo Livre.

Qual a diferença entre instrutor de musculação e personal trainer?

O instrutor de musculação é aquele profissional/ professor que fica na sala da academia na parte geral, com o atendimento coletivo e vai fazer toda a prescrição de treinamento, a anamnese, conhecer o aluno e saber os seus objetivos. Já  o personal trainer é um profissional  vai fazer toda essa anamnese, o conhecimento do aluno e saber os seus objetivos, mas o personal ele vai conseguir instigar o aluno a chegar sempre ao máximo, ambos podem lhe orientar na prática da atividade física.

Por exemplo na sala de musculação o aluno deve esperar o  professor  chegar, explicar o movimento,  o exercício e como a  série  funciona, a parte da atividade física; já com o personal o aluno vai passar por todo esse processo, só que mais especializado para conseguir focar nos objetivos exatos do cliente/ aluno. Sendo assim, tem mais benefícios buscar um personal.

Qual a diferença entre instrutor, professor de educação física e personal?

Ambos profissionais se enquadram na mesma área, pois o professor vai ensinar assim como o instrutor também vai ensinar o movimento, explicar como se treina, como se faz a questão da montagem do exercício e  porque da ordem e da série, ambos profissionais podem auxiliar na prática da atividade física.

O personal ele vai fazer o treinamento personalizado, vai  conseguir fazer essa parte onde o  aluno vai ficar em sala e ver o quanto ele consegue fazer em uma certa quantidade de séries e pesos, só que com um profissional junto e motivando para que ele sempre ao chegue ao máximo do seu corpo na prática da atividade física.

O personal trainer atua somente na academia?

Nós vemos em muitas redes sociais, inclusive artistas que possuem um  personal próprios, que as vão para os parques correr e às vezes estão em casa. O personal não possui atuação somente em  academias,  ele pode atuar em parques,  em casa, em condomínios lhe auxiliando na prática da atividade física.  Na  questão de a academia a responsabilidade do equipamento é da academia que a pessoa contrata para fazer o  exercício físico; já em condomínios ou  a domicílio  fica por responsabilidade da pessoa que vai contratar esse personal trainer. Quando o treino é em parques, fica por conta do profissional.

Cuidados: como saber se o personal é bom e vai entender do que você precisa?

Antes de contratar um personal trainer, devemos pesquisar se a pessoa é graduada,se ela tem nível superior de graduação e se é da área de bacharelado.

O curso de educação física é dividido em duas áreas: bacharelado e licenciatura. O bacharelado serve para atuar na parte de academia como personal trainer e instrutor de musculação, para toda a área informal; já a licenciatura abrange a área  formal que seria por exemplo escolas na prática da atividade física.

O mundo fitness:  qual a diferença da atividade física X exercício físico?

Na população geral podemos dizer que são as duas coisas, porém a atividade física é todo o movimento que a gente faz, como por exemplo limpar a casa, lavar o carro ou até mesmo ir ao mercado; já o exercício físico é quando fazemos um programa pré determinado, por exemplo eu vou para a academia, lá tenho um  e já tenho um treino pré programado.

Quais os melhores exercícios para uma pessoa começar a se exercitar?

Primeiro de tudo a pessoa deve ir a um médico ver se ela é apta a praticar exercícios físicos, depois procurar um profissional de educação física ou um personal para que ela possa ter uma prescrição de treino ou saber quais os exercícios ela pode fazer.

A prática da atividade física/ exercício vai depender da pessoa, com o que ele se sente melhor, por exemplo fazer musculação ou dança ou pilates, ela deve se sentir bem.

Qual o exercício  diário que todas as pessoas devem fazer?

Os exercícios diários são os movimentos que a pessoa consiga levantar o próprio peso do seu corpo, como flexão de braço, barra fixa, abdominal, em geral, são os exercícios simples que quando a pessoa está em casa e sabe como se executa pois já passou por um atendimento de um profissional e ela consegue fazer casa tranquilamente.

Qual a melhor idade  começar a praticar atividades físicas?

Não existe uma idade  específica para começar a praticar exercícios físicos, a pessoa pode começar aos dez, quinze, vinte anos, ou seja independente da idade.

Hoje em dia ver um criança treinando gera uma questão de preconceito e as pessoas falam que vai dificultar o crescimento, que vai atrofiar e ter problemas futuros, mas isso vai depender do profissional (personal ou instrutor de musculação) que vai estar auxiliando a criança ou o idoso a praticar algum tipo de atividade física.

Se a  programação for adequada, dentro dos limites da criança ou do idoso, desde que seja feito um treinamento focando na agilidade, força ou coordenação motora só vai beneficiar essa criança ou idoso. Uma pessoa idosa com oitenta ou sessenta anos que nunca praticou atividade física pode começar a praticar, então não tem uma idade para começar a praticar qualquer tipo de esporte.

Obesidade: como a academia ou  exercício físico pode ser colocado para uma pessoa obesa? Qual a importância que a academia dá para esse fator?

A obesidade é uma patologia que vem crescendo muito no Brasil  e no mundo todo, pela facilidade de alimentos como embutidos e a facilidade do comodismo. O ideal seria fazer a prática de atividade física, mas também ter um nutricionista junto.

A parte da atividade física vai auxiliar na parte de redução de gordura, perda de peso em geral. A parte da nutrição tem como foco conseguir fazer a pessoa ter um déficit calórico para conseguir fazer a parte de redução calórica.

Não é necessário ser um nutricionista esportivo, pois ele vai fazer a parte mais focada no esporte. A pessoa pode sim fazer um atendimento com um nutricionista esportivo sem  problema nenhum pois ele vai ser bem acompanhado e ter a sua necessidade atendida.

Quais os benefícios da atividade física?

Muitas pessoas procuram a academia e praticar a atividade física para ter uma definição estética, mas ela tem outros benefícios como perda de peso, manter o peso e ganho de massa muscular, melhora a parte fisiológica como melhorar o cardio respiratório, a parte de força e estabilidade pessoas que já vêm com patologias antigas,  como desvio na postura e hérnia de disco, entre outras, a musculação vai fazer  todo esse fortalecimento global onde a pessoa está envolvido para ter  uma melhor qualidade de vida.

Por que fazer atividade física no inverno é recomendado?

Por exemplo a questão de um obeso, a pessoa precisa emagrecer. No inverno o  corpo necessita muito mais calorias, então uma pessoa  obesa e quer emagrecer,  tem a  necessidade de emagrecer, seria ótimo a restrição calórica nesse período, porque  o gasto calórico é muito maior nesse período, pois o organismo precisa se manter aquecido, então fazer essa restrição da  de alimentação junto com a prática de atividade física acaba potencializando essa faixa de queima calórica.

O foco emocional na prática de atividade física:

A parte do foco emocional a pessoa deve ter parte de um treinamento psicológico, o indivíduo deve saber o que ela realmente, essa seria a parte da motivação.  Por exemplo  o indivíduo quer emagrecer,   chegar no final do ano pesando setenta  quilos,  então ela deve começar a trabalhar a parte psicológica, claro que não é do dia para a  noite, isso leva e tempo, então vai indo aos pouquinhos, se na sexta feira você está com  preguiça, está frio ou chovendo, o pega o carro, vai de guarda  chuva , de ônibus, mas vá treinar pois quando você na academia e fazer o primeiro, segundo exercício a  preguiça vai embora e vem a  motivação para praticar a atividade atividade física, fazer seu treino.

Qual o tempo ideal para praticar atividades físicas?

Sobre a questão da duração do tempo, não tem um tempo recomendado ou específico. Mas hoje o  tempo ideal para um treinamento em média seria de uma hora, uma hora e meia, mas isso depende do tempo que a pessoa tem para poder treinar. Se ela tiver trinta minutos para treinar já o tempo ideal, neste caso cabe a  cada profissional que for auxiliar a pessoa saber fazer um treino otimizado de acordo com os objetivos dela.

O indicado é treinar três vezes por semana adequado nós vamos fazer uma vez por semana. Não adianta fazer o treino uma vez por semana que você somente vai se alongar.

Se você gostou, quer saber um pouco mais sobre a prática de atividades físicas, a diferença entre musculação e personal pode ligar para a Academia Studio Corpo.

COMENTÁRIOS


PROGRAMAS

PLACAR TRANSAMÉRICA PLACAR TRANSAMÉRICA

Fique por dentro de todos lances do seu time do coração! Aos apaixonados pelo futebol paranaense, Placar Transamérica, de seg. a sex. ás 19:30h e domingo ás 21h

PROGRAMA ARTESANAL PROGRAMA ARTESANAL

Os melhores artesanatos!

BOA TARDE CURITIBA BOA TARDE CURITIBA

Comportamento, beleza, artesanato, culinária e muito mais! Boa Tarde Curitiba de seg. à sex. ás 17h

SEMPRE BONITA SEMPRE BONITA

Moda, beleza, cuidado, bem estar e muito mais! Fique bela com o Sempre Bonita, de segunda a sábado ás 23h

CLASSIFICADOS NA TV CLASSIFICADOS NA TV

Oportunidades de emprego, eventos, anúncios, notícias e muito mais! Assista ao vivo o Classificados na TV de seg. a sex. ás 14h ou ás 18h