Bate Papo - 24/05/2017 - Completo

24/05/2017

APAGAR A LUZ
HOME Comportamento Bate Papo – 24/05/2017 – Completo

Bate Papo – 24/05/2017 – Completo

O assunto de hoje, vamos conversar com o Dr Paulo Xavier, que é médico veterinário, um dos melhores de Curitiba, ligado à saúde e prevenção. E nós que temos animais de estimação em casa, sabemos que os bichos que estão ali na convivência diária conosco, então temos que conhecer o básico.

Vamos conversar sobre um assunto que é muito importante, de utilidade pública, o problema da raiva. Foi encontrado há duas semanas atrás aqui em Curitiba um morcego detectado através de exames que esse morcego tinha o vírus da raiva. Então, precaução é a alma do negócio e por isso, Dr Paulo Xavier vai nos contar um pouco dessa história, pra você ficar bem informado.

No programa de hoje também tem palinha musical, tem o bate papo musical, com a dupla de Rio Branco do Sul, Guilherme e Jucbox.

Dr Paulo Xavier, nosso grande colaborador, é verdade que foi encontrado esse morcego com o vírus da raiva?

Sim. 3 morcegos, e o que é pior, um perto da sua casa.Então, já aconteceu 3 casos de ocorrência de morcego, de gato, com raiva. Nós vivemos num grande bosque, a cidade é muito arborizada, então temos uma grande população de morcegos. Existem várias espécies, a maioria insetívero, que come inseto ou come fruta, e alguns, que podem transmitir a raiva porque é “vampiro”. Agora todos os outros também podem.

Então, qual é a ideia a se fazer. Matar os morcegos? Não. Primeiro, porque são milhares. E segundo, é que eles são úteis. O morcego insetívero come cerca de 300 insetos por dia. Então, ele controla, faz parte da ordem natural de nosso ambiente. Os carnívoros acabam com os ratinhos. É aquela história da cadeia alimentar. Então, não vamos mexer nisso, porque mexeríamos na ecologia.

Agora, o que temos que fazer para prevenir?

Basta, basicamente fazer a vacinação dos animais. Um exemplo: eu tenho uma agenda de compromisso com os clientes, eu ligo para os clientes, e eu tenho um retorno de cerca de 60%, excelente. Agora os outros 40% estão sofrendo risco.

A raiva já é uma patologia antiga. Houve uma época em que eram muitos os casos de cães com raiva. Conseguiu-se encontrar um equilíbrio e quase sanar este problema.

Sim. Isso foi com Luis Pasteur lá na França. Hoje em dia, a vacina de raiva existe, eu aplico uma quantidade bem grande durante o ano. Fala-se que a raiva está erradica! Não. Ela está controlada, assim como a poliomelite.

A única forma de transmissão é através da mordida do morcego?

Também, mas pode existir a transmissão aérea, quando você está num ambiente que está com morcegos doentes e você pegar pelas vias áreas. Pela saliva do bicho.

O cão está sujeito a adquirir a raiva de que forma?

O cão por ser um predador vê o bicho se batendo e vai lá em cima do morcego, e aí o morcego se defende. Aí a mordedura faz a transmissão.

Mesmo o cãozinho que mora em apartamento, pode acontecer?

Pode acontecer, inclusive o último caso registrado foi num prédio alto. O morcego foi lá em cima, na sacada do prédio e tinha cães na casa.

Em parques os animais podem pegar raiva ou outra patologia?

Não, porque esse pessoal é bem consciente. A maioria dos animais já são vacinados. Em nossa cidade existe uma consciência muito boa quanto a vacinação. Eu já trabalhei no Amazonas, onde existe uma crendice de índios, que diz que se você botar uma injeção no animal, você está botando nele um espírito, bom ou ruim. Agora aqui o povo é bem mais consciente.

Quando o cachorro adquire raiva, o que fazer? Tem que sacrificar?

Sim. Não tem o que fazer. É preciso sacrificar. Em 3 dias ele já começa a transmitir a doença, fica furioso. E aí é preciso isolá-lo e depois sacrificar.

Além da vacina contra raiva, qual outra é importante?

Bordotelose, é a tosse de cachorro. Mas essa não é prevenida 100% com vacina. Mas a Leptospirose sim. Que inclusive pode ser transmitida aos humanos. Mas ela é facilmente combatida com antibióticos, mas antes disso ela destrói o miolo do rim, e com isso o rim para de funcionar.

A vacina dectupla, contra raiva e contra a gripe canina são muito importantes. E elas devem ser renovadas todo ano.

COMENTÁRIOS


PROGRAMAS

PLACAR TRANSAMÉRICA PLACAR TRANSAMÉRICA

Fique por dentro de todos lances do seu time do coração! Aos apaixonados pelo futebol paranaense, Placar Transamérica, de seg. a sex. ás 19:30h e domingo ás 21h

PROGRAMA ARTESANAL PROGRAMA ARTESANAL

Os melhores artesanatos!

CLASSIFICADOS NA TV CLASSIFICADOS NA TV

Oportunidades de emprego, eventos, anúncios, notícias e muito mais! Assista ao vivo o Classificados na TV de seg. a sex. ás 14h ou ás 18h

SEMPRE BONITA SEMPRE BONITA

Moda, beleza, cuidado, bem estar e muito mais! Fique bela com o Sempre Bonita, de segunda a sábado ás 23h

BOA TARDE CURITIBA BOA TARDE CURITIBA

Comportamento, beleza, artesanato, culinária e muito mais! Boa Tarde Curitiba de seg. à sex. ás 17h