Massoterapia e Acupuntura

http://br.youtube.com/watch?v=0nWhfcAetkw

 

Como que funciona a massotearapia e a acupuntura , como são as técnicas que  envolvem esses cursos?

Bom basicamente massoterapia como a palavra indica, é um tratamento através da massagem. A raiz da massagem terapêutica começa com humanidade por assim dizer , que são através de massagens orientais, ocidentais. As orientais seriam mais milenares , que seriam as chinesas, indianas entre outras. Já as ocidentais seriam as massagens suecas, drenagem linfática. São varias técnicas que envolvem a massoterapia. Já na parte de acupuntura que é também milenar , ela nasceu na china, e faz parte da medicina chinesa. Então ela faz parte da terapia medicinal chinesa a acupuntura, a inserção de agulhas. Também tem a fitoterapia chinesa que também faz parte da terapia medicinal chinesa.

Quem pode fazer um curso como esse? Tem uma especificação, existe uma regulamentação, gostaria que você explicasse um pouco.

Quem que pode fazer?! Você tem vários níveis , você tem o nível básico, que é para as pessoas que são leigas, que tem vontade em conhecer um técnica diferente, tem aquelas que querem mudar de vida, pois estão afim de fazer uma profissão diferente, sente que tem algum toque diferente, que tem alguma coisa na mão, que gosta de ajudar as pessoas então tem uma tendência de mudar para esses cursos fáceis. A pessoa pode ter interesse em alguma coisa mais profunda não só um curso básico , ali você tem cursos técnicos, mas o curso técnico exige que você já tenha pelo menos o segundo grau, que isso lhe permite fazer um curso técnico de massoterapia , ou de acupuntura. Os cursos de profissionalização já não são curso para aquela pessoa que já tem a formação na área da saúde , então essa pessoa pode fazer um curso de complemento ou extensão.

Quem que pode se submeter a massoterapia ou a acupuntura? Existe uma idade mínima ou máxima? Quais são os problemas que a pessoa pode usar pra procurar ?

Todo mundo pode se submeter a uma seção de massagem ou acupuntura. A principio. Porque realmente depende da gravidade do problema que a pessoa tem. Agora basicamente todo mundo pode receber , obviamente os cuidados específicos igual uma massagem em uma senhora com 90 anos de idade , osteoporose , ou deficiências ósseas, ou naquele atleta de 20 anos, as técnicas aplicadas são diferentes a atenção do terapeuta a consciência de quem está aplicando a técnica com certeza pode tratar diferente graus de patologia.

Como está o campo de trabalho hoje de Curitiba e região ?

Eu acho que a situação é mundial,então nós participamos do congresso internacional de acupuntura, então é uma coisa que você vê o que está acontecendo no mundo. Existe uma mudança, existe um movimento , que a pessoa que tem um trabalho importante , e estressante e estão a procura de mudar um pouco de atitude. Você querer diminuir um pouco essa pressão que você está sentindo , que é geral. Então a intenção é justamente essa, dar uma oportunidade , o próprio sistema de saúde, o próprio sistema de educação , abrir novas portas, de dar novos treinamentos , lógico sempre respondendo a parâmetros , regulamentos , para que essa pessoa possa procurar um novo campo de trabalho. E hoje a coisa esta de moda, a saúde está em moda a prevenção, antigamente era pra curar, hoje não, hoje a idéia é você prevenir , cuidar do seu corpo, cuidar da sua alimentação, então nesse campo que entra a nossa profissão na prevenção principalmente.

Eu queria saber como que é na escola, tem lá as pessoas que se submetem a massagem com os alunos,ou vocês mesmos que são as cobaias?

Uma ótima pergunta, mas a gente está muito feliz realmente, porque conseguimos a todos esses anos , pois nós temos um sistema de pratica executado pelos próprios alunos , que são coordenados por monitores da escola , em alguns casos por professores também , em acupuntura também. Então acompanha o treinamento desses alunos , as pessoas , comuns , que tem interesse em massoterapia, mas por um custo muito baixo. Então no ano passado tivemos uma media de 12 mil atendimentos no ano , esta se abrindo o caminho dessa terapia , as pessoas fazem não só porque é bonito, ou porque relaxa, é porque eles sentem que reiquilibra. A gente faz também eventos com empresas privadas , participamos de ações sociais em conjunto com a comunidade.

E isso também muda muito, pois eu trabalho com isso a 25 anos e tenho visto a mudança de pessoas eu começaram trabalhando em escritório cansados , e passaram, mudaram de profissão e hoje são profissionais de ponta em clinicas privadas então é uma coisa que para qualquer um que tenha interesse funciona.