Intoxicação alimentar

Quais são as doenças transmitidas pelos alimentos , principalmente quando existe essa intoxicação alimentar?

Então o que é essa intoxicação alimentar , o que é a doença transmitida pelos alimentos, é uma contaminação ou por microorganismos ou por toxinas que esses microorganismos produzem , então ai a gente denomina doenças liberadas por alimentos.
Como que ocorre, porque ocorre essa contaminação? Por falta de higiene do local onde está sendo manipulado esse alimento , falta de higiene do próprio manipulador, então quem está preparando esse alimento, como que está a higiene desse manipulador. A própria contaminação cruzada, então de repente o ambiente esta ok, o manipulador está com a higiene adequada mas esse alimento vem já de um processo contaminado.

Confira o video 

Então essa contaminação pode ocorrer de diferentes formas, de vias de acesso. Na praia que é o que mais ocorre hoje , de acordo com o ministério da saúde janeiro é mês que mais ocorre contaminações , então isso porque com o calor que é a temperatura perfeita pra proliferação desses microorganismos , e essa quantidade de alimentos que são vendidos tanto na praia , por ambulantes, ou mesmo que seja em restaurantes ou casa que estejam vendendo produtos. Mas ocorrem essas contaminações em função dessa má , manipulação dos alimentos juntamente com o calor.
Quais são os principais sintomas de uma intoxicação?

Uma questão importante de ser comentada é que os alimentos contaminados nem sempre eles estão estragados. Então por exemplo à gente consome um alimento , o sabor está adequado a aparência está adequada, mas ele está contaminado.
Então o que acontece é a gente consumir esses alimentos estragados , e claro não tem os sintomas mais graves, mas tem uma dor de cabeça, esse mal estar, mas às vezes nem passa pela cabeça que a gente consumiu um alimento contaminado. Então quais são os sintomas mais graves: diarréia, vomito, dor de cabeça, esse mal estar, e essa diarréia e os casos de vomito, podem vir a ter como conseqüência desidratação. Pessoas que tem uma certa, imunidade mais baixa, ou por exemplo idosos, crianças, eles correm um risco maior, a gente sabe que pode levar a morte, de repente se tem uma imunidade baixa, ou alguma doença,  a gente sabe que isso pode levar a acarretar a morte, a contaminação é uma coisa séria.

Quais são os alimentos campeões em contaminação?

Principalmente, cachorro quente, alimentos como , sanduíches naturais, que ficam expostos ali até o tempo de serem vendidos. Principalmente alimentos que ficam muito tempo expostos, mas os campeões mesmo são os cachorros quentes, e os sanduíches.
O importante também não é só o alimento em si , é usar os utensílios que estão com uma má higiene , precária, isso também acaba prejudicando o alimento, pratos, copos, canudos. Hoje a gente tem uma polemica de que os canudos devem ser embalados , justamente pra manter essa higiene. E é importante comentar que falam ‘ah o nutricionista cobra muito essa coisa de higiene’ daí o cozinheiro fala assim ‘ah mas eu sempre fiz assim e ninguém nunca passou mal’.

Confira também
http://www.youtube.com/watch?v=lH6n7cS9Qto 
 

Qual o tempo pra se manifestar essa intoxicação no organismo?

Ele é variável, porque tem N diferentes microorganismos , por exemplo tem a salmonela, tem a shiguella, tem diferentes microorganismos. E esse tempo vai ser em função da contaminação ,por exemplo têm organismos que contaminam mais saladas,frutas, outros ovos, carnes. Então o inicio dos sintomas pode-se dar a partir de 1hora após a ingestão, ou até 6horas 12horas.
Primeira coisa, se aconteceu a contaminação procurar um recurso medico e não tomar nada pra evitar que tenha essa diarréia , porque realmente você contamino seu organismo, ele esta trabalhando pra se livrar disso. Uma dica bem importante, tem que hidratar muito, usar muita água potável, soro caseiro. Importante consumir alimentos adequados em lugares limpos ,cobrar do local se está tudo em ordem.